Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Março de 2006 às 16:09
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizou nesta terça-feira (21) sua 28ª reunião de trabalho. O foco, desta vez, foi a otimização das ações no combate ao uso e tráfico de drogas e também as ações de prevenção. A intenção do GGI é de articular as ações de prevenção primária desenvolvidas hoje por projetos como o Rede Cidadã e o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e também as políticas públicas do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), visando estendê-las ao interior do Estado.

O Proerd, por exemplo, realizou na semana passada (15), o lançamento de cinco novos cursos de capacitação para instrutores, do interior do Estado. A intenção é expandir o alcance do programa, beneficiando cada vez mais as crianças e adolescentes de todo o estado. O curso de capacitação para instrutores do Programa de Resistência às Drogas e à Violência será estendido para os municípios de Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop (onde será feita uma atualização para os instrutores), além da Grande Cuiabá.

O GGI também está articulando um levantamento das instituições – públicas, privadas e organizações não governamentais (ong) – que atuam nas ações de tratamento de dependentes. A idéia é mapear as instituições e desenvolver uma rede de tratamento ao dependente químico em todo o estado. “Esse mapeamento é fundamental para que juízes, promotores e delegados saibam para onde encaminhar os casos que chegam até eles. Temos que ter o foco voltado para o tratamento e também para a prevenção”, destaca o representante do Tribunal de Justiça no GGI, juiz Aristeu Vilella.

O Gabinete de Gestão Integrada também está articulando parcerias com outras instituições que não têm assento no Gabinete, como as secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde (SES), para que participem das ações e das discussões sobre o tema.

Na próxima reunião de trabalho do GGI, professores do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (Nievci), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apresentarão o relatório final da pesquisa “Uso de substâncias psicotrópicas”. O estudo foi desenvolvido em duas partes: junto à população cuiabana e junto aos alunos do 2° ano do Ensino Médio de escolas estaduais e particulares de Cuiabá.

O GGI é um coletivo que reúne entidades ligadas à área de segurança pública, nas esferas federal, estadual e municipais, que trabalham sem hieraquia. Compõem o Gabinete instituições como Polícia Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Agência Brasileira de Inteligência (Abin), polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público estadual, Tribunal de Justiça, entre outros, que vêm articulando ações em conjunto no âmbito da Segurança Pública. O GGI de Mato Grosso conta hoje com cinco grupos temáticos: conflitos agrários; conflitos indígenas, entorpecentes, trabalho escravo e homicídios.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310968/visualizar/