Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 21 de Março de 2006 às 10:30

    Imprimir


O líder do grupo libanês Hisbolá, Hassan Nasrallah, reiterou ser contra o desarmamento dessa milícia xiita, enquanto "persistir a ameaça israelense e faltar uma estratégia de defesa nacional libanesa", informa hoje a imprensa local.

Nasrallah expressou esta postura na véspera da retomada do diálogo iniciado há duas semanas pelos diferentes grupos libaneses, em uma tentativa de colocar fim à crise política gerada no país desde o assassinato, em 2005, do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri.

"Não nos sentamos na mesa de negociações com a idéia de que nunca nos desarmaremos, porque neste caso não haveria diálogo", disse o líder xiita, e insistiu em que, "para debater sobre as armas do Hisbolá, é preciso definir uma estratégia de defesa nacional diante da ameaça israelense".

"Que garantias podemos ter de que Israel não violará nossa água, terra e povo?", perguntou.

O Hisbolá (Partido de Deus), único grupo que não foi desarmado após a guerra civil libanesa (1976-90), liderou a resistência libanesa contra a presença militar israelense no sul do Líbano que terminou em maio de 2000, após mais de 22 anos de ocupação.

A resolução 1559 do Conselho de Segurança da ONU, através da qual as tropas sírias se retiraram do Líbano em abril passado, exige o desarmamento de todas as milícias no Líbano, incluindo o Hisbolá e os grupos palestinos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311030/visualizar/