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Mercado tem ótima expectativa em relação à Literamérica
Livreiros, editores, empresários e outros profissionais que atuam na cadeia produtiva do livro participaram da abertura da comercialização dos estandes da Literamérica 2006, que aconteceu no Palácio da Instrução. A Feira, que só acontece daqui há mais de seis meses, já mobiliza o setor e as expectativas são bastante positivas.
Já nesta abertura dos negócios visando o evento, boa parte dos estandes foram reservados pelos expositores do ano passado que estão apostando na segunda edição da Literamérica. Eles se inscreveram previamente e participaram de sorteio que foi definindo a ordem da seqüência para escolha dos estandes que neste ano saltaram de 124 para 204. A primeira empresa a ser sorteada, a BW Distribuidora de Livros, solicitou oito estandes confirmando a boa expectativa empresarial que o evento demonstra.
O secretário de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira, se pronunciou. Com uma expressão de satisfação estampada no rosto, ele disse da receptividade que a Literamérica vem tendo, em especial, da parte das representações sul-americanas no Brasil. A Feira, segundo o secretário, é entendida pelos diplomatas dos países vizinhos como principal proposta a ensejar de fato a integração dos países da América do Sul. Ele também ressaltou a visão estratégica do governador Blairo Maggi nesse sentido: “O governador quer que Mato Grosso seja um elo de ligação entre o Brasil e os países da América do Sul e, com a Literamérica, isso vem se sedimentando e sendo reconhecido pelos embaixadores”, declarou João Carlos. Ele agradeceu a participação e o apoio dos expositores e fez uma menção especial à AlimeMTo – Associação dos Amigos do Livro de Mato Grosso, co-realizadora da Feira, ao lado do Governo do Estado.
“Investir num evento como este não é só por causa das vendas. É acreditar e apostar na expansão da cultura livresca”, disse Rubens Boel, supervisor regional das editoras Ática e Scipione, radicado em Goiânia, que veio a Cuiabá para acompanhar a abertura da comercialização. Ele acompanhou a reunião ao lado de Jaime Siqueira, da Distribuidora Livro Aberto, que representa essas editoras em Mato Grosso. Para João Nunes, da Adeptus Livraria, as vendas do ano passado superaram a expectativa e isso o deixa bastante otimista para este ano. E faz questão de lembrar que, caso as vendas cubram os custos realizados para expor, já está de bom tamanho. “O que não pode é ficar de fora de um evento como este”, sentencia Nunes.
“Aumentamos o nosso espaço na Literamérica em 100% em relação ao que ocupamos ano passado”, destaca Marinio Pedro de Miranda, da Livraria Janina, que neste ano terá como parceiras em seus estandes as editoras Saraiva, Atual e Formato. “Vendi muitos livros ano passado e mesmo depois da Feira fui procurado em casa por pessoas interessadas em minhas obras”, lembra Tertuliano Amarilha, da Academia Mato-grossense de Letras, único escritor e poeta que teve o seu próprio estande na Literamérica 2005.
Uma participação mais efetiva dos municípios mato-grossenses no evento é outro aspecto que também deve aquecer a economia da Literamérica. “Aumentamos o nosso espaço em 30% e pretendemos articular também com o interior do estado”, diz Carlos Alberto Ozelame, das editoras Central de Texto e Entrelinhas. Maurício Campos de Menezes, secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Gaúcha do Norte, a 560 quilômetros de Cuiabá, acompanhou a abertura da comercialização. “O interesse pelos estandes já é um sinal de que a Feira vai emplacar com bastante sucesso”, salienta o secretário, que também aposta no planejamento e na organização antecipadas, como forma de aprimorar questões como o transporte não só do interior para Cuiabá, mas também dos bairros mais distantes da capital para o Centro de Eventos do Pantanal, onde se realizará a Literamérica.
“Foi a melhor Feira na qual já participei em Mato Grosso”, salienta Ari Albuquerque, do Bazar do Livro, que atua no mercado há oito anos e que apesar de classificar suas vendas na edição anterior como ótimas, espera aumentá-las em cerca de 30% neste ano. A coordenação da Feira já solicitou uma pesquisa detalhada para fazer um registro preciso da performance econômica da Literamérica 2006. A Fiemt – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, uma das parcerias da realização, vai contratar o IEL – Instituto Euvaldo Lodi para efetuar esse levantamento.
Já nesta abertura dos negócios visando o evento, boa parte dos estandes foram reservados pelos expositores do ano passado que estão apostando na segunda edição da Literamérica. Eles se inscreveram previamente e participaram de sorteio que foi definindo a ordem da seqüência para escolha dos estandes que neste ano saltaram de 124 para 204. A primeira empresa a ser sorteada, a BW Distribuidora de Livros, solicitou oito estandes confirmando a boa expectativa empresarial que o evento demonstra.
O secretário de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Vicente Ferreira, se pronunciou. Com uma expressão de satisfação estampada no rosto, ele disse da receptividade que a Literamérica vem tendo, em especial, da parte das representações sul-americanas no Brasil. A Feira, segundo o secretário, é entendida pelos diplomatas dos países vizinhos como principal proposta a ensejar de fato a integração dos países da América do Sul. Ele também ressaltou a visão estratégica do governador Blairo Maggi nesse sentido: “O governador quer que Mato Grosso seja um elo de ligação entre o Brasil e os países da América do Sul e, com a Literamérica, isso vem se sedimentando e sendo reconhecido pelos embaixadores”, declarou João Carlos. Ele agradeceu a participação e o apoio dos expositores e fez uma menção especial à AlimeMTo – Associação dos Amigos do Livro de Mato Grosso, co-realizadora da Feira, ao lado do Governo do Estado.
“Investir num evento como este não é só por causa das vendas. É acreditar e apostar na expansão da cultura livresca”, disse Rubens Boel, supervisor regional das editoras Ática e Scipione, radicado em Goiânia, que veio a Cuiabá para acompanhar a abertura da comercialização. Ele acompanhou a reunião ao lado de Jaime Siqueira, da Distribuidora Livro Aberto, que representa essas editoras em Mato Grosso. Para João Nunes, da Adeptus Livraria, as vendas do ano passado superaram a expectativa e isso o deixa bastante otimista para este ano. E faz questão de lembrar que, caso as vendas cubram os custos realizados para expor, já está de bom tamanho. “O que não pode é ficar de fora de um evento como este”, sentencia Nunes.
“Aumentamos o nosso espaço na Literamérica em 100% em relação ao que ocupamos ano passado”, destaca Marinio Pedro de Miranda, da Livraria Janina, que neste ano terá como parceiras em seus estandes as editoras Saraiva, Atual e Formato. “Vendi muitos livros ano passado e mesmo depois da Feira fui procurado em casa por pessoas interessadas em minhas obras”, lembra Tertuliano Amarilha, da Academia Mato-grossense de Letras, único escritor e poeta que teve o seu próprio estande na Literamérica 2005.
Uma participação mais efetiva dos municípios mato-grossenses no evento é outro aspecto que também deve aquecer a economia da Literamérica. “Aumentamos o nosso espaço em 30% e pretendemos articular também com o interior do estado”, diz Carlos Alberto Ozelame, das editoras Central de Texto e Entrelinhas. Maurício Campos de Menezes, secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Gaúcha do Norte, a 560 quilômetros de Cuiabá, acompanhou a abertura da comercialização. “O interesse pelos estandes já é um sinal de que a Feira vai emplacar com bastante sucesso”, salienta o secretário, que também aposta no planejamento e na organização antecipadas, como forma de aprimorar questões como o transporte não só do interior para Cuiabá, mas também dos bairros mais distantes da capital para o Centro de Eventos do Pantanal, onde se realizará a Literamérica.
“Foi a melhor Feira na qual já participei em Mato Grosso”, salienta Ari Albuquerque, do Bazar do Livro, que atua no mercado há oito anos e que apesar de classificar suas vendas na edição anterior como ótimas, espera aumentá-las em cerca de 30% neste ano. A coordenação da Feira já solicitou uma pesquisa detalhada para fazer um registro preciso da performance econômica da Literamérica 2006. A Fiemt – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, uma das parcerias da realização, vai contratar o IEL – Instituto Euvaldo Lodi para efetuar esse levantamento.
Fonte:
Assessoria/Literamérica
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311743/visualizar/
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