Solange Frazão foi diagnosticada com a gripe após passar férias nos EUA (Foto: AgNews)
A recente epidemia de gripe nos Estados Unidos tem feito algumas pessoas procurarem a vacina contra a gripe ou até adiarem a viagem. A modelo e apresentadora Solange Frazão foi uma das vítimas do vírus. Após passar as férias no país, foi diagnosticada com gripe Influenza B e ficou internada. Nas redes sociais, ela recomendou a prevenção: “se forem viajar, tomem a vacina assim que chegarem por lá, em qualquer farmácia. Graças a Deus sou resistente e, apesar da medicação muito forte, estou melhorando a cada dia”.
No entanto, o assessor médico do serviço de Vacinação e da Consulta do Viajante, do Fleury medicina e Saúde, Jessé Reis Alves, disse que, para os brasileiros que pretendem viajar para os Estados Unidos, não há motivos para se imunizar às pressas, já que a vacina atual do Brasil tem pouca utilidade contra os vírus circulantes nos EUA.
O medicamento de prevenção brasileiro proporciona imunidade contra cerca de apenas 14,5% dos vírus norte-americanos e não inclui a cepa do H3N2 e do Influenza B , responsáveis pelos casos nos Estados Unidos, explicou o médico. De qualquer forma, a vacina só seria eficiente se aplicada duas semanas antes de entrar em contato com o vírus e ainda não há previsão da chegada no Brasil.
Alves afirmou ainda que, caso a pessoa tenha doença ou condição de saúde que possa se agravar com a gripe, é melhor conversar com um médico para discutir as estratégias de prevenção. Medidas básicas, como lavagem das mãos, uso de álcool em gel, evitar contato com pessoas doentes e locais de grande aglomeração, continuam válidas. Em caso de sintomas de gripe no regresso da viagem, é essencial fazer uma avaliação médica.
Comentários