Sorriso: excesso de chuvas começa preocupar sojicultores
O ritmo de chuvas que se intensificou nos últimos dias começou a preocupar os produtores de Sorriso que ainda estão colhendo a safra de soja, no entanto, de acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Lenz, ainda não há registros de prejuízos nas lavouras. "Não chega a prejudicar ainda porque ela [colheita] vinha em dia. No caso está chovendo há três, quatro dias, então ainda não está prejudicando. Mas preocupa os produtores que estão com soja dessecada, estão com muita soja para colher", destacou.
Segundo Lenz, a preocupação deve aumentar se a quantidade de chuvas não diminuir nos próximos dias. "Se a chuva parar por esses dias não vai ter problema nenhum, mas o duro é se perdurar essa chuvarada por mais uma semana, ai sim, começa preocupar e muito", disse, em entrevista ao Notícias Agrícolas.
O presidente aponta que a produtividade média atingida até o momento é de 54 sacas por hectare e, até o final, há expectativa de aumento. "Para Sorriso, 54 sacas para soja precoce, acredito que é muito bom. Temos expectativa de colher de 58 a 60 sacas e considerando que a soja tardia normalmente é pouco melhor, capaz de chegar a essa produção bem fácil", reforçou.
Até o último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na semana passada, a colheita da soja já tinha atingido cerca de 3% da área estimada em 633,4 mil hectares no município.
Comentários