Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Março de 2006 às 15:12

    Imprimir


Com a proposta de aumentar a qualidade e a produtividade do rebanho mato-grossense, o Governo do Estado promove, nos dias 21 e 22 deste mês, a partir das 8 horas, na Câmara de Vereadores de Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá), a Jornada Técnica da Pecuária. O objetivo é levar o maior número de informações técnicas aos produtores, considerando que estas serão extremamente importantes para o sucesso permanente da atividade.

Nas palestras e práticas de campo, produtores e todos os profissionais do cadeia produtiva receberão informações como sanidade animal, comercialização, alimentação, manejo, melhoramento genético e custos na pecuária. O material didático inclui uma apostila com 111 páginas contendo explicações para se obter melhor qualidade e produtividade. Mirassol tem um rebanho bovino de 150.362 cabeças criadas por 1.141 produtores.

Coordenado pelo consultor em pecuária de corte, médico veterinário Zeno Albert, e o coordenador do Programa de Melhoramento da Pecuária (Promepe), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Júlio César Malheiros, o projeto será desenvolvido em parceria com os sindicatos rurais e governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer).

A proposta da jornada é contemplar o pequeno, médio, grande produtor e todos os profissionais envolvidos no elo da cadeia produtiva da pecuária. Depois de ter alcançado a liderança do ranking de maior rebanho do País, 26,84 milhões de cabeça, o Governo de Mato Grosso, em parceria com a iniciativa privada, postula a incorporação de tecnologias para proporcionar o aumento da produtividade.

Segundo o Indea, 81% do rebanho do Estado estão em pequenas e médias propriedades rurais, sendo 45% (12,06 milhões de animais) em fazendas com até mil cabeças de gado. Outros 36%, que correspondem a 9,76 milhões de animais do volume total do Estado, estão em propriedades com até 5 mil cabeças de gado. Já 11% do rebanho bovino está em propriedades que têm entre 5 mil a 10 mil cabeças de gado. Apenas 5% do rebanho estão em fazendas que têm entre 10 mil a 20 mil bovinos. Outros 3% em propriedades rurais que têm acima de 20 mil animais.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311897/visualizar/