Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Março de 2006 às 13:42

    Imprimir


Muitas pessoas têm dificuldade de escrever ou simplesmente não conseguem expressar suas idéias ou sentimentos em palavras. Para a professora de redação Adriana Chicati, a principal dificuldade se deve à resistência das pessoas. Elas têm medo porque escrever é um ato solitário, só depois de pronto o texto é compartilhado com outras pessoas. Escrever exige primeiramente que o escritor pare, pense e organize as idéias. “Muita gente tem medo da solidão e não tem paciência de parar e pensar”, analisa Adriana.

Outro fator que dificulta a escrita é a deficiência de conteúdo provocada pela falta de leitura. A maioria das pessoas não tem o hábito de ler livros, jornais e revistas. Além disso, segundo a professora, a falta de intimidade com os impressos não permite que façam associações, como por exemplo, entender que uma charge foi produzida a partir de uma notícia, que por sua vez, faz parte de uma narração. “A primeira coisa que ensinamos no curso de redação é que todo texto tem uma intencionalidade”, afirma Adriana, enfatizando que saber a intenção e a qual gênero pertence um texto facilita sua interpretação.

Adriana Chicati dá aulas no cursinho pré-vestibular da Prefeitura de Cuiabá e no Colégio Master, que oferece curso de redação dirigido a quem vai prestar concursos públicos, vestibulares e a quem deseja se aprimorar.

Com duração de quatro meses e aulas semanais de duas horas e meia, o curso ensina os gêneros textuais, compreensão e interpretação e dá dicas de como ser mais sucinto ao evitar o uso de palavras desnecessárias. Além disso, ensina como reestruturar e amadurecer um texto e desperta as pessoas para que descubram o que realmente gostam. “Toda aula tem uma novidade”, afirma Adriana. Dentre os textos narrativos, o curso trabalha com letras de música, charges, contos, fábulas, piadas, poemas, notícias jornalísticas e novelas. Nas dissertações, nas quais é preciso argumentar e defender um ponto de vista, os exemplos são teses, discursos políticos, artigos, cartas de solicitação e reclamação. Há ainda os textos descritivos, presentes em anúncios.

O curso de redação do Master tem turmas de 25 alunos as terças, quintas, sextas e sábados. Além de Chicati, as aulas são ministradas pelos professores Fernando Augusto Dávila, Gilmar Costa e Caroline Dobes.

Mais informações: 3316-6000





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311941/visualizar/