Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Março de 2006 às 09:17

    Imprimir


Já atinge 95% a colheita de soja nas lavouras de Lucas do Rio Verde. O município foi o primeiro a iniciar a colheita da cultura em todo o país, e deve encerra-la em cerca de 10 dias. Mas mesmo com a colheita avançada, muitos produtores não estão obtendo os resultados esperados com a produtividade nas lavouras.

Conforme a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, as expectativas dos sojicultores do município eram em colher 750 mil toneladas do grão, mas não devem alcançar esse número. Segundo ela muitas propriedades estão tendo queda de, em média, 5 sacas por hectare, sendo colhidos, em média, 55 sacas de 60 quilos por hectare.

“Ainda estamos tentando identificar o que acarretou a queda, se foi algum problema nas sementes, nas áreas de plantação, ou as doenças que atingiram as plantações como a ferrugem, mosca branca. Não sabemos ainda o que foi que afetou as lavouras”, disse a secretária. Muitos produtores atribuem a queda de produtividade na intensidade de chuvas no mês de dezembro, seguido de um período de seca em janeiro.

Em muitas propriedades os prejuízos com ferrugem e mosca branca foram grandes. Mas o restante da colheita não deve ser prejudicado com as chuvas. Copetti ressalta que, nos últimos dias, as chuvas foram alternadas, o que possibilitou o avanço na colheita. A área plantada em Lucas do Rio Verde nesta safra chegou a 230 mil hectares.

Em Sorriso a colheita já chega a 75% da área plantada de 600 mil hectares. O município deve colher em torno de 1,98 milhão de toneladas, quase 6% menos que em 2004/05.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312044/visualizar/