Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Março de 2006 às 09:15

    Imprimir


Após o encerramento das visitas de diagnóstico aos Estados membros, o grupo de trabalho da Comissão de Informática dos Tribunais Estaduais de Justiça (CITEJ) da região Centro Oeste começa os atos preparativos para a construção do banco de dados comum entre os participantes. A iniciativa permitirá que, num curto espaço de tempo, os envolvidos façam a leitura integrada dos diferentes sistemas de informações, além de facilitar a solução de problemas com a criação de programas comuns, aquisição integrada de equipamentos e softwares e aplicação de softwares livres (programas gratuitos).

Na semana passada (9 e 10/03), magistrados e diretores de informática de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul Maranhão e Tocantins estiveram

Reunidos em Palmas (TO) para conhecer a estrutura física e tecnológica utilizada pelo Poder Judiciário local. O juiz Auxiliar da Presidência Aristeu Batista Vilella representou Mato Grosso. Na ocasião, a principal proposta foi a assinatura do convênio de cooperação na área da informática para que haja integração e troca de tecnologia. Ficou definido que cada Estado se responsabilizará por um tópico do projeto: treinamento, padronização, infra-estrutura e softwares. Esse plano será apresentado em breve ao presidente da CITEJ, Desembargador José Eugênio Tedesco (TJ/RS).

“Estamos levantando o diagnóstico dos problemas em comum e das possíveis soluções que poderão ser adotadas pela Comissão Nacional de Informática. A padronização dos procedimentos de trabalho e a integração dos sistemas atualmente existentes certamente contribuirão para dinamizar o funcionamento da justiça em todos os tribunais”, assegura Aristeu Batista Vilella. A partir de agora terá início o processo operacional da iniciativa, com a execução das atividades planejadas ao longo deste período. Tal projeto já despertou atenção do Conselho Nacional de Justiça e até mesmo da ministra Ellen Gracie, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os trabalhos da CITEJ começaram no primeiro encontro, realizado em agosto de 2005, em Brasília, que culminou na criação de grupos compostos por representantes dos tribunais de cada região do Brasil. Cuiabá foi sede da primeira visita do grupo de trabalho da Região Centro Oeste, sob coordenação de do juiz Aristeu Batista Vilella e da supervisora de informática, Renata Bueno Guimarães Pereira, em novembro. Foram apresentados detalhes de programas inovadores utilizados em Mato Grosso, como o Gerenciamento Eletrônico de Acórdãos (Geacor), o Projeto Ordem e o sistema Apolo.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312045/visualizar/