Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Março de 2006 às 08:07
Por: Carolina Pimentel

    Imprimir


Os governos do Brasil e do Uruguai firmaram acordos de cooperação na área de energia. Os documentos foram assinados durante a visita do presidente Tabaré Vázquez e segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, têm o objetivo de garantir abastecimento de energia ao Uruguai.

"Eles prevêem a construção de linha de transmissão elétrica que permitirá assegurar o pleno abastecimento do Uruguai. Nossa associação nessa área já é tradicional. Temos cooperado na conservação energética e na operação de usinas elétricas emergenciais", disse Lula. Tabaré Vázquez agradeceu o apoio do Brasil, "já que o mundo se encontra diante de uma crise energética".

Os dois países firmaram ainda acordo para colocar em prática compromisso firmado em 2002, que autoriza uruguaios a viverem no Brasil e vice-versa. O objetivo desse acordo é solucionar a situação irregular de brasileiros e uruguaios.

Lula destacou na solenidade os avanços na relação entre os dois países, como aumento das exportações uruguaias para o Brasil e dos investimentos brasileiros no país vizinho. A Petrobrás, informou, investirá US$ 80 milhões neste ano no Uruguai e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avalia a possibilidade de financiar participação do Brasil na construção de um terminal graneleiro e de outro multimodal, no porto de Nova Palmira.

O presidente também disse que determinou a conclusão dos estudos para a reforma da ponte Barão de Mauá, ligando o município gaúcho de Jaguarão ao uruguaio de Rio Branco, e a construção de uma segunda ponte sobre o rio Jaguarão, no Rio Grande do Sul. "Todas essas iniciativas apontam para novas oportunidades para os homens de negócios brasileiros investirem no país vizinho", afirmou. Segundo Lula, um seminário sobre oportunidades de investimentos no Uruguai será realizado em setembro, em São Paulo.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312107/visualizar/