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Cidades/Geral
Quinta - 16 de Março de 2006 às 16:26
Por: João Carlos Queiróz

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“O desenvolvimento da Região Brasil Central é uma realidade que já vem se descortinando naturalmente nas regiões que compreendem o traçado ferroviário Norte Sul, se analisarmos os avanços registrados nos últimos anos. É sumamente estratégico para o futuro não apenas dos estados que compreendem esse trajeto, mas para todo o País. Somará divisas importantes também no contexto da exportação”, destacou o secretário Luiz Antônio Pagot, primeiro palestrante do Workshop que acontece nesta sexta-feira (17) na Assembléia Legislativa (Auditório 02), com enfoque no tema.

Na avaliação do secretário, a extensão desse braço ferroviário representa o alcance de um projeto trabalhado incansavelmente por todos os segmentos produtivos da região. “Inegavelmente, Mato Grosso será beneficiado, vislumbrando-se boas perspectivas para que novos embriões ferroviários façam ponte com os existentes no Vale do Araguaia”.

Conforme Pagot, é justamente por entender isso que o governo estadual e parceiros têm se empenhado a fundo para incentivar e participar de iniciativas que tendem a se refletir positivamente no futuro estrutural de Mato Grosso. A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres é parceira do Governo neste Workshop. “O Brasil de ontem se movimentava muito através de suas ferrovias. É, reconhecidamente, uma das maneiras mais ágeis de se escoar a produção, desafogando as malhas rodoviárias. De quebra, uma ferrovia traz melhorias gerais às regiões que atravessa”.

Ele ainda acrescenta que a potencialidade do sistema é indiscutível também sob o ponto de vista dos grandes reflexos econômicos e sociais. Observou que sempre se registra uma celeridade notável no que se relaciona ao desenvolvimento geral das regiões que comportam ferrovias.

O secretário abrirá oficialmente às 9h30 o ciclo de palestras técnicas do evento, discorrendo sobre o “Cenário Econômico na Área de Abrangência da Ferrovia”. No geral, os palestrantes abordarão temas relacionados à infra-estrutura e eixo-setentrional e ferrovia Norte Sul. Também participam os estados de MT, MS, GO, DF, MA, PA, TO, PI e RO.

Outras palestras terão enfoque diretamente nos reflexos que o advento de uma ferrovia traz às regiões constantes no seu traçado. Será elaborado um documento com base nas discussões. Esse documento estará formulando recomendações à ação governamental na área de transportes.

Em síntese, a meta dos organizadores é conscientizar os Poderes Executivo e Legislativo sobre a importância do desenvolvimento da região Brasil Central e a função estratégica do eixo Setentrional da Ferrovia Norte Sul, que liga Açailândia-MA, Miracema-TO – Santana do Araguaia – Vila Rica – Querência – Gaúcha do Norte – Lucas do Rio Verde-MT, beneficiando os estados de MT, TO, Sudeste (PA), Oeste (MA) e Sudoeste (PI). Principalmente no que se refere à produção agropecuária e extrativa mineral, pela possibilidade de incorporação de novas áreas ao processo produtivo, nitidamente oferecendo novos horizontes quando se fala em alternativas nos segmentos ferroviário e rodoviário.





Fonte: Assessoria/Casa Civil

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