Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Março de 2006 às 13:10

    Imprimir


Até o final deste ano, a produção de derivados da castanha e guaraná no extremo norte de Mato Grosso vai ganhar mais qualidade e beneficiar um número maior de famílias agroextrativistas. Esse é o resultado esperado com a instalação da agroindústria da castanha-do-Brasil orgânica e a ampliação da agroindústria de processamento de pó de guaraná orgânico, cujo convênio de financiamento pela Fundação Banco do Brasil foi assinado na semana passada, em Terra Nova do Norte.

As duas agroindústrias pertencem à Cooperativa de Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa) e vão beneficiar os condomínios do guaraná do município de Nova Santa Helena, e da castanha-do-Brasil, em Novo Mundo.

“Esse investimento vai viabilizar um projeto que é referência para a Cooperagrepa e para o território”, afirma Domingos Jarí Vargas, presidente da cooperativa. “Significa agregar valor a uma produção de agricultores familiares que trabalham com produtos da floresta, numa proposta de desenvolvimento sustentável para a região”, completa.

Para a agroindústria da castanha-do-Brasil orgânica, o financiamento de R$ 94,7 mil vai permitir a construção do prédio, aquisição de maquinário para secagem da castanha, produção de óleo e embalagem, entre outros. Inicialmente, a agroindústria atende as 30 famílias do condomínio, que fica na Gleba 5 Mil, no entorno do Parque Estadual do Cristalino, mas o projeto poderá beneficiar todo o assentamento. A capacidade de produção deverá girar em torno de 2 toneladas por mês.

Para o processamento do guaraná orgânico, o convênio prevê financiamento de R$ 62 mil para a ampliação da estrutura já existente e aquisição de novos maquinários, como lavadora automática e fornos. Com a ampliação, o processo de secagem e torrefação – que atualmente é feito de forma artesanal – passará ser industrial, garantindo maior qualidade ao produto final. A agroindústria é gerida pelas 16 famílias do condomínio na Vila Atlântica, mas poderá atender também a produção de guaraná do município de Marcelândia.

“Essas duas agroindústrias consolidam o processo de desenvolvimento sustentável em que a gente acredita e fecham a cadeia produtiva dos dois produtos. Agora teremos tecnologia de processamento de primeira”, comemora Domingos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312307/visualizar/