Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Março de 2006 às 23:55

    Imprimir


O alto representante para a Política Externa e de Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, considerou hoje que a criação do Conselho de Direitos Humanos é fundamental para reforçar este tema da ONU, e representa um passo importante no processo de reforma desta instituição.

Em comunicado, Solana comentou assim a aprovação por parte da Assembléia Geral das Nações Unidas para a criação do Conselho, que substituirá a Comissão de Genebra e que foi adiante apesar da oposição dos Estados Unidos.

Na opinião de Solana, a implementação do Conselho de Direitos Humanos mostra o compromisso da comunidade internacional para impulsionar a proteção dos direitos humanos através do diálogo dentro da ONU.

"Já temos um novo Conselho de Direitos Humanos. A tarefa agora é fazê-lo funcionar", disse o principal responsável da política externa da UE.

O comunicado afirma que a UE votou a favor do texto de compromisso apresentado pelo presidente da Assembléia Geral, o sueco Jan Eliasson, embora preferisse um acordo ainda mais ambicioso, e coincide em que o novo órgão representa uma verdadeira melhoria em relação à anterior Comissão de Direitos Humanos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312468/visualizar/