Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Março de 2006 às 22:55

    Imprimir


O silêncio de Duda Mendonça na CPI dos Correios hoje provocou indignação entre os parlamentares. O publicitário compareceu à CPI munido de habeas-corpus, que o desobriga de responder perguntas que possam lhe incriminar.

Após não ter suas perguntas respondidas pelo depoente, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que o fato revela a "falência da CPI". Duda respondeu às mais diversas perguntas com a frase "não vou responder", falando em poucas ocasiões sobre sua situação, quando reclamou que já foi pré-julgado e condenado pelo que contou em depoimento anterior na CPI.

A senadora Heloísa Helena (Psol-AL) foi agressiva e sarcástica com Duda. Como o publicitário pediu para sair da sala por alguns minutos quando ela começou a falar, rebateu: "Pode sair, eu vou continuar falando, ele não vai falar nada mesmo". "Depois de 30 anos, nossos esfíncteres não funcionam tão bem. Pode ir", disse em seguida.

A deputada Denise Frossard (PPS-RJ) e o senador Jefferson Peres (PDT-AM) definiram a situação da sessão como uma "cena lastimável" e um "espetáculo deprimente". Assim como outros parlamentares, eles abriram mão de suas perguntas e defenderam o fim da sessão. "Eu me recuso a perguntar", disse Frossard, a exemplo das negações de Duda.

"Somos humilhados por esse espetáculo", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Tentando fazer com que Duda falasse algo, disse que o seu silêncio comprometia. "O relator está atento a esse silêncio", ameaçou.

Logo depois, Duda rebateu as ameaças: "lido com televisão há muito tempo e acho que as pessoas têm a capacidade de reconhecer no silêncio a verdade¿. Em alguns momentos, o publicitário chegou a rir quando falava repetidamente "não vou responder". "Deputado, lamento sinceramente, não vou responder", disse sorrindo ao deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que chegou a chamá-lo de "marqueteiro incompetente".

Uma das poucas perguntas que Duda respondeu tinha a ver com religião. Ele confirmou que acreditava em Deus após questionamento de deputado Carlos William (PTC-MG). "A metade dos seus problemas já estarão resolvidos então", rebateu o parlamentar.

Duda Mendonça é acusado de manter contas ilegais no exterior, abastecidas com dinheiro do "Valerioduto". A sessão da CPI dos Correios foi suspensa devido à ordem do dia no plenário.

Além do depoimento aberto, Duda Mendonça será questionado, em sessão restrita, por quatro parlamentares que viajaram aos EUA para investigar suas contas no exterior.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312475/visualizar/