Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Março de 2006 às 09:13

    Imprimir


No dia de campo do arroz, promovido pela APA - Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso no próximo dia 31, no centro de pesquisas da Agronorte, estarão sendo lançadas em Sinop duas novas cultivares para arroz de terras altas. A informação foi repassada pelo agrônomo da Embrapa, Valter José Peters.

"Durante a apresentação das unidades demonstrativas de arroz de terras altas para o Mato Grosso, no 12º dia de campo da APA, focalizaremos principalmente duas cultivares recém lançadas, e que estão confirmando no campo as características apresentadas nas redes de experimentação da Embrapa", relatou.

As novas cultivares da Embrapa são a BRSMG Curinga – que apresenta alta estabilidade de produção com ampla adaptação aos ambientes de cultivo de arroz de sequeiro no Brasil, sendo indicada para plantio nos seguintes Estados: Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Goiás; Tocantins; Piauí; Maranhão; Pará; Amazonas e Rondônia.

"Embora a BRSMG Curinga se caracterize como uma cultivar moderna, apresentando arquitetura de planta com folhas eretas e porte baixo, semelhante ao arroz irrigado, tem boa resistência a seca, e alto potencial de produção", destacou Peters.

Outras características importantes da cultivar: - Ciclo médio, da semeadura á completa maturação, em torno de 110 a 115 dias. - Resistente ao acamamento - Grãos longo-finos - Comportamento industrial - Rendimento no beneficiamento: 70,3% e rendimento de grãos inteiros: 58,2% - Qualidade culinária : Seus grãos ficam soltos e macios após o cozimento, por apresentarem teor de amilose e gelatinização intermediários.

A cultivar BRSMG Curinga está sendo multiplicada por produtores de sementes licenciados da Embrapa, pelo segundo ano consecutivo, atendendo as demandas dos produtores de grãos em geral. Ela está se posicionando no mercado como sucessora do Cirad 141, visto que tem se comportado com características agronômicas no campo comparáveis aquela cultivar , e apresentando qualidade de grãos superiores.

Já a BRS Sertaneja é uma cultivar de porte moderno, com folhas eretas, de ciclo curto, semelhante a BRS Primavera, com uma produtividade ligeiramente superior. "Por apresentar colmos mais grossos, é resistente ao acamamento e apresenta bom perfilhamento. Quanto a incidência de doenças, tem boa resistência a Bruzone.Quanto a qualidade dos grãos, são longo-finos , muito semelhantes aos grãos da cultivar Primavera. A cultivar BRS Sertaneja deverá se posicionar no mercado, como alternativa a Primavera, sendo que apresenta características e qualidade dos grãos muito semelhante, e melhor comportamento agronômico no campo, principalmente, resistência ao acamamento", frisou.

Quanto a evolução dos trabalhos com essa cultivar, Peters afirmou que "estamos fazendo as últimas observações de comportamento nas diversas regiões , juntamente com os produtores parceiros, e em se confirmando suas qualidades, estaremos fornecendo sementes básicas aos produtores de sementes licenciados da Embrapa para iniciarem a multiplicação no ano agrícola 2006/07", concluiu.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312934/visualizar/