Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Janeiro de 2013 às 16:47
Por: Giselle Saldanha

    Imprimir


 Nos primeiros 15 dias de 2013, Rondonópolis já registrou 91 notificações de pacientes com sintomas da dengue, destes 42 casos foram confirmados sendo três do tipo hemorrágico. Este número corresponde ao mesmo número de confirmações registrado ao longo de todo o ano de 2011. Se comparado ao mesmo período do ano passado (primeira quinzena de janeiro), apresenta um aumento de 400% nos casos.

Segundo a coordenadora do departamento de Saúde coletiva, Rosana Zucatto, esse aumento se explica pelo descuido da sociedade. De acordo com ela, em 2010 o índice de infestação da doença foi altíssimo e muitas ações educativas foram realizadas, em conseqüência o número de casos de 2011 foi inferior.

“Acontece que ao ver a diminuição dos casos, houve um descuido da sociedade. Ficou desatenta as questões de prevenção e não é assim. A dengue não é só hoje, dengue é todo dia, todo ano”, disse.

Para conter o avanço da doença, Zucatto explica que a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado com mutirão de limpeza e ações educativas. Além disso, uma equipe de 120 agentes de saúde trabalhará no programa de combate à dengue que iniciará no dia 25, em um dos bairros com maior índice de infestação do mosquito, a Vila Operária.

“Lá será realizado um mutirão de limpeza, com a ajuda da Coder e os moradores serão orientados pelos agentes quanto medidas de prevenção. Outras ações como exame de diabetes e tuberculose, medição de pressão, confecção do cartão SUS e atualização do bolsa família serão realizados. É a união de várias secretarias no intuito de promover qualidade de vida a comunidade”, concluiu a coordenadora.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31296/visualizar/