Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Janeiro de 2013 às 13:22
Por: Rodrigo Maciel Meloni / Laura

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) mudou a estrutura do seu gabinete e agora Sílvio Cézar Corrêa Araújo, réu em decorrência da operação Jurupari, desencadeada em 2010 pela Polícia Federal, ganha status de secretário.

Por meio do decreto de nº 1.546, Silval Barbosa criou a Secretaria Extraordinária de Chefia de Gabinete do Governador do Estado. Pelo texto, a Secretaria fica vinculada à estrutura organizacional, orçamentária e financeira da Casa Civil.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, a secretaria foi criada para que dar celeridade aos trâmites do gabinete. Por estrutura a chefia de gabinete do governador já era ligada à Casa Civil, mas na ausência do secretário-chefe, tinha seus andamentos paralisados já que dependia da autorização do mesmo.

“Essa mudança é para otimizar os trabalhos, só isso. Essa Secretaria não é uma unidade orçamentária, ou seja, suas despesas estão vinculadas à Casa Civil. Com relação aos cargos, todos foram remanejados da própria Casa Civil, portanto não houve aumento de despesas”, disse o secretário.

Para Nadaf não há problemas no fato de Silvio automaticamente ascender à Secretaria, já que enquanto não for julgado e condenado, ele sequer pode ser enquadrado como ficha-suja. “Ele não é nem ficha-suja. Não acho que trará desgaste algum para o governo”, finalizou o secretário ao lembrar que essa secretaria não é novidade e já existiu no governo de Jayme Campos (DEM).

Sílvio Cézar Corrêa Araújo acompanha o governador desde quando o peemdebista era deputado estadual. Em 2010, quando chegou a ser preso na operação Jurupari, estava ocupando o posto, do qual chegou a se afastar e ocupou novamente.

Após a prisão, Sílvio voltou a ocupar o cargo em janeiro de 2011. Ele e outras autoridades foram acusadas de participar de um esquema em que o sistema de emissão do plano de manejo e da Licença Ambiental Única era fraudado com o objetivo de desmatar ilegalmente reservas indígenas.

Entre as competências do órgão estão a organização da agenda do governador e do recebimento, respostas e do acervo documental. O Gabinete ainda subsidia todos os pronunciamentos do chefe do Executivo Estadual, secretaria reuniões e coordena grupo de trabalhos.

Salário

Segundo o Artigo 4º do decreto, o cargo de Secretário Extraordinário de Chefe de Gabinete do Governador do Estado recebe um vencimento Nível DGA-1, decorrente da fusão do cargo de Assessor Especial I (DGA-2), constante do Anexo Único do Decreto nº 1.471, de 17 de dezembro de 2012, e cargo de Assessor Especial I (DGA-2), da estrutura da Secretaria de Estado de Administração.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31316/visualizar/