Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Março de 2006 às 11:50

    Imprimir


O presidente do Egito, Hosni Mubarak, pediu hoje, em Viena, que Israel reconheça os resultados das eleições democráticas nos territórios palestinos de janeiro passado, que deram a vitória ao movimento islâmico radical Hamas.

Em entrevista coletiva conjunta com o presidente da Áustria, Heinz Fischer, o presidente egípcio disse que o Hamas também deve reconhecer os tratados vigentes com Israel, especialmente o Mapa do Caminho, e renunciar à violência, "mas não como primeiro passo".

Segundo Mubarak, primeiro Israel deve reconhecer o Governo liderado pelo Hamas, porque este "representa o desejo do povo palestino".

"Devemos trabalhar para que Israel e Palestina voltem a se aproximar", disse o presidente egípcio, que está em uma visita de trabalho de um dia na capital da Áustria, cujo Governo está na Presidência rotativa da União Européia (UE) neste semestre.

Perguntado pela imprensa sobre que tratados e fronteiras israelenses o Hamas deve reconhecer, Mubarak não quis dar mais detalhes.

Após sua reunião com Fischer no antigo palácio real de Viena, o dirigente egípcio se reunirá com o chanceler federal, Wolfgang Schüssel, e com a ministra das Relações Exteriores austríaca, Ursula Plassnik.

Na sexta-feira passada, durante uma cúpula informal em Salzburgo, os ministros das Relações Exteriores da UE ameaçaram reduzir suas ajudas à Autoridade Nacional Palestina (ANP) se o Hamas não renunciar à violência e buscar uma solução pacífica para o conflito com Israel.

O presidente egípcio disse que um corte dessas ajudas afetará principalmente os cidadãos das camadas mais baixas nos territórios palestinos, que dependem do apoio da comunidade internacional, o que poderia reacender novamente a violência.

Mubarak viajará esta tarde a Roma, onde será recebido pelo papa Bento XVI, antes de voltar ao Cairo.

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, chegará amanhã a Viena em visita de trabalho, onde se reunirá com Fischer.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313192/visualizar/