Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 13 de Março de 2006 às 10:17
Por: Walney de Souza Rosa

    Imprimir


Passeio diversificado, belas paisagens, pesca esportiva e esportes radicais para quem gosta de adrenalina. Essa é a proposta de um novo roteiro turístico, O Circuito Emoção em Todos os Sentidos, que engloba o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado. Este roteiro está inserido no Programa de Regionalização-Roteiro do Brasil, previsto para ser lançado em junho pela secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) no 2º Salão de Turismo, em São Paulo.

Segundo a secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso Yêda de Oliveira Assis, este é um trabalho de longo prazo que está se estruturando para o mercado. O consultor, José de Freitas Ornellas, esteve no Estado e avaliou as propostas. "Fiquei surpreso com o potencial da região", destacou José Ornellas que irá apresentar um relatório para o Ministério do Turismo.

Poconé faz parte desse roteiro apresentando todo seu potencial, seja na fauna e flora do pantanal bem como suas particularidades como cidade turística; casarios, mascarados, festas de santos, gastronomia entre outros. Fazem parte ainda deste roteiro às cidades de São José do Rio Claro, Nobres e Chapada dos Guimarães, sendo que o turista tem uma segunda opção para conhecer também municípios de Campo Verde, Jaciara, Juscimeira e Dom Aquino, situados no vale do São Lorenço. Para Nilva Zeitoun, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Poconé, o Circuito Emoção em Todos os Sentidos vem somar forças para todos os pólos turísticos do estado, “Ficamos felizes em fazer parte dessa grande proposta sendo inseridos mais uma vez neste roteiro do Programa de Regionalização-Roteiro do Brasil, Poconé já parabeniza a secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso pelo lançamento previsto para junho, acreditamos no sucesso”. Ressaltou NIlva empolgada com o 2º Salão de Turismo.

Nesse novo roteiro se destaca até mesmo o turismo tecnológico. De acordo com José Ornellas o turismo em Campo Verde tem um bom atrativo destinado aos empresários ligados ao agronegócio e estudantes de agronomia. É o chamado turismo tecnológico, pouco divulgado no país. No município já existe estrutura para quem quer conhecer o ciclo de produção da soja e do algodão. Há opções também para ecoturismo. Nobres é um dos principais destinos desta nova rota. "É muito interessante poder mergulhar em águas cristalinas, tudo ainda está em estado bruto para ser trabalhado", ressalta o consultor. O problema é a questão da infra-estrutura que ainda deixa a desejar, falta sinalização turística, mais opção de hospedagem e restaurantes. Deste Programa de Regionalização-Roteiros do Brasil estão sendo avaliadas as necessidades de capacitação e infra-estrutura. A assessora de projetos especiais da Sedtur, Thais Quintão, explica que a proposta incluí uma ação conjunta do governo federal envolvendo outros ministério, com objetivo de concretizar novos roteiros em todo país.

Mais 13 famílias de Poconé foram beneficiadas com crédito fundiário

O secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, e o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural(Seder), Amauri Campos, e o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Poconé entregaram na ultima quinta-feira, na Fazenda Cinco Irmãos, em Poconé, 13 escrituras de terras beneficiando 13 famílias.

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no valor de R$ 520 mil, por meio de convênio com o Governo do Estado, o programa de regularização fundiária adquiriu 132 hectares da propriedade, sendo que cada família terá, em média, dez ha. Nas áreas, as 13 famílias vão criar pequenos animais e cultivar culturas como abacaxi e mandioca.

Para Arlindo Márcio de Moraes, Secretário de desenvolvimento Agropecuário de Poconé, conhecido como Tico de Arlindo, o empenho dos profissionais de sua pasta será a partir de agora em função das necessidades das famílias, “A interação de nossa secretaria, seja com o Governo Federal ou Estadual ou instituições como Empaer ou mesmo os movimentos do MTA, vem a aglutinar os anseios do homem do campo, e são esses anseios que temos que responder a contento, facilitando a vida do trabalhador no campo de muitas outras comunidades e agora a comunidade da Fazenda Cinco Irmãos”. Destacou Tico.

As famílias beneficiadas, pequenos agricultores, passaram por uma triagem feita pelos técnicos Seder para se enquadrarem no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O PNCF é coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e executado em parceria com os governos estaduais, entidades de representação e coordenação dos trabalhadores rurais, prefeituras e demais entidades ligadas à agricultura familiar.

Em todo o País, 26.859 famílias já foram beneficiadas pelo programa. Os recursos repassados aos agricultores para a aquisição de terra e investimentos em infra-estrutura chegam a quase R$ 500 milhões.

O crédito fundiário conta com três linhas de financiamento: Combate à Pobreza Rural (para trabalhadores rurais sem terra), Nossa Primeira Terra (voltada para jovens entre 18 e 28 anos) e consolidação da agricultura familiar (para pequenos produtores rurais). Também desenvolve ações destinadas à mobilização e organização de públicos específicos: trabalhadores negros (Terra Negra), libertos da condição de trabalho escravo (Terra para a Liberdade) em restrição de Liberdade e aos egressos do sistema penitenciário e seus familiares (Nascer da Terra).





Fonte: Da Assessoria Poconé

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313224/visualizar/