Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 15 de Janeiro de 2013 às 09:39
Por: CLARICE DIÓRIO

    Imprimir


A morte de um idoso, ocorrida na madrugada de ontem, num hospital em Cáceres, após ter passado pelo Pronto-Atendimento Médico, tornou público o que a maioria da população já sabia: há médicos que dão plantão no PAM que não cumprem o horário e entram e saem quando querem, colocando em risco o socorro aos doentes que procuram a unidade emergencial.

O idoso tinha problemas renais e chegou a ser atendido no PAM na tarde de domingo (13), meia hora após dar entrada, quando chegou o médico plantonista. Eram 17 horas e o horário de entrada do médico no plantão era às 13 horas, ou seja, ele chegou para o trabalho com quatro horas de atraso. Atendido, ele melhorou e foi liberado. Mas de madrugada seu estado se agravou e seus familiares o levaram diretamente ao Hospital São Luiz, onde ele faleceu.

Na tarde de hoje, a Prefeitura de Cáceres emitiu a seguinte nota de esclarecimento. “A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece o que o paciente Joaquim Pinho Neto deu entrada na unidade às 16h32 do dia 13 de janeiro (domingo) se queixando de dores e foi atendido pelo Dr. Manoel Félix Pinto Alvares por volta das 17 horas. O paciente sofria de complicações renais crônicas e fazia hemodiálise regularmente. Após receber medicamento, o paciente apresentou melhoras e foi liberado. Por volta das 2 horas desta segunda-feira (14), o paciente voltou a ter problemas e foi encaminhado diretamente para o Hospital São Luiz, onde ele é atendido regularmente, mas faleceu às 2h45.

Sobre o atraso do Dr. Félix ao pronto-atendimento, a Secretaria de Saúde afirma que o médico deveria estar na unidade a partir das 13 horas e não justificou o atraso de quatro horas, deixando o outro médico do plantão sozinho. No momento da chegada do paciente Joaquim, o outro doutor estava em pausa para almoço. Dr. Félix será notificado e providências administrativas serão tomadas, podendo resultar até no processo de sindicância do profissional junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM).”

O médico Félix Manoel Pinto de Souza afirmou na tarde de ontem que chegou ao PAM, no último domingo, no seu horário de plantão, às 17 horas. "Eu havia coberto umas horas no sábado para o colega Edson Andrade e ele combinou de ficar essas horas no domingo".

Ainda segundo o médico, ele já havia comunicado à secretária de Saúde do município, Arlene Alcântara, que não daria mais plantões diurnos nos finais de semana. "Falei com ele na sexta de manhã”.

Ele disse que chegou no seu horário, atendeu o paciente e fez todos os procedimentos normais. Disse ainda que vai solicitar retratação da Prefeitura, sobre a nota de esclarecimento emitida. "Mas reafirmo que não me atrasei para o meu plantão e vou requisitar todas as planilhas, de sábado e domingo, para comprovar o que digo, e se for o caso, tomarei as medidas judiciais cabíveis".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31338/visualizar/