Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 12 de Março de 2006 às 08:18

    Imprimir


Um levantamento da prefeitura de Angra dos Reis (RJ) revela que 64% da ocupação da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, são ilegais - das 1.225 residências, 792 estão irregulares. O descontrole deu início ao processo de favelização, admitido pelo próprio poder público municipal e constatado por pesquisadores da Uerj.

Todo o território da Ilha Grande é preservado pela Área de Proteção Ambiental (APA) estadual de Tamoios. Numa parte dela, há a sobreposição com o Parque Estadual da Ilha Grande e, noutra, com a Reserva Biológica estadual da Praia do Sul. As construções só são permitidas em algumas zonas da APA, mas, antes de chegar à ilha, o visitante enxerga um mar de ocupações irregulares em encostas, terrenos acima de 40 metros, costões rochosos e praias, todas áreas protegidas.

No levantamento, 13 praias da ilha aparecem com ocupações irregulares - o maior número de ilegalidades está na maior vila, a de Abraão, com 320 das 620 casas existentes fora da lei, informou o jornal O Globo. Em algumas comunidades de caiçaras, todos os imóveis estão sem documentação. Mas, nesses casos, o município vai se esforçar para regularizar a situação.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313403/visualizar/