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Sábado - 11 de Março de 2006 às 16:30

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Depois de uma série de tentativas fracassadas de deixar os treinos de classificação mais excitantes, a F1 adotou um formato que funcionou e entreve a todos neste sábado.

Pilotos e chefes de equipe deram às três sessões eliminatórias um firme voto de confiança depois de uma cativante sessão para decidir o grid de largada do GP do Barein, que abre a temporada. "Esse é o melhor sistema de classificação que já tivemos", declarou o chefe de equipe BMW Sauber Mario Thiessen.

"Duas rodadas eliminatórias e então uma sessão final em que todos estão na disputa novamente. Foi realmente ótimo, uma hora de ação intensa."

"Isso é exatamente o que faltava nos últimos anos."

O heptacampeão Michael Schumacher, que colocou sua Ferrari na pole, foi outro que apoiou o sistema que substitui o de uma única volta lançada e traz de volta os dias em que todos os carros iam para a pista ao mesmo tempo.

"Minha opinião não importa muito, mas, sim, a dos torcedores", disse o alemão, que havia criticado a nova mudança na classificação, depois de repetidos experimentos nos últimos anos.

"Mas parece que, depois de tantas mudanças, nós finalmente conseguimos algo que traz muita emoção e espero que todos gostem disso."

"Isso faz com que as coisas fiquem mais emocionantes até para nós, mais oportunidades e é mais justo se você tem mudanças na condições de tempo e tudo mais."

GRID DIFERENTE

O britânico Jenson Button, terceiro no grid, concordou: "É ótimo ter mais voltas e ter que fazê-las em tempos determinados da hora. Eu acho que isso faz com que fique super-excitante e nós temos que sair para a pista para fazer os tempos."

"É bom para os torcedores e tenho certeza que promoverá umas bagunças nessa temporada e alguns grids bem diferentes", acrescentou o piloto da Honda.

A primeira sessão de 15 minutos deste sábado teve um acidente grave logo no começo, quando o McLaren de Kimi Raikkonen, vice-campeão do ano passado, sofreu uma quebra na suspensão e saiu da pista.

Ele foi eliminado juntamente com os cinco carros mais lentos, e o resto foi para mais uma sessão de 15 minutos.

"Uma primeira experiência dolorosa", disse o chefe de equipe da McLaren Ron Dennis.

Os seis mais lentos foram novamente eliminados e os últimos 10 pilotos lutaram pela pole nos últimos 20 minutos.

Enquanto esses têm que começar a corrida com a mesma quantidade com a qual foram para a disputa da última sessão, enquanto os outros 12 carros podem escolher o nível de combustível do tanque.

A quebra de Raikkonen interrompeu a sessão e levou a um gargalo quando os pilotos, incluindo o atual campeão Fernando Alonso, da Renault, se enfileiraram para sair do pit nos últimos quatro minutos.

"Cometer um erro seria muito normal nesse momento e ir de herói a vilão não era muito o espírito do momento", disse Schumacher, que igualou o recorde de 65 poles do brasileiro Ayrton Senna.




Fonte: Reuters

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