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Honda traz boas lembranças aos brasileiros
A parceria entre Honda e pilotos brasileiros de Fórmula 1 traz boas recordações aos torcedores. Quatro dos sete títulos mundiais dos competidores nacionais foram conquistados com o motor da empresa japonesa.
Piloto da Williams, Nelson Piquet deu o primeiro título à Honda em 1987, enquanto Ayrton Senna, pela McLaren, venceu todos os seus três títulos - 1988, 1990 e 1991 - com o propulsor nipônico.
Por essas conquistas, Senna é inclusive um ídolo na terra do sol nascente, país de onde nunca surgiu um piloto vencedor. Takuma Sato, ex-BAR e agora na Super Aguri, é o que fez mais sucesso nos últimos anos.
Além dos títulos mundiais, Senna venceu 30 dos 41 Grandes Prêmios com a Honda. No entanto, a sua última vitória na carreira - GP da Austrália de 1993 - foi com um motor da Ford.
Em 1993, a Honda decidiu deixar a F-1 após perder a sua hegemonia para a Renault no ano anterior. A marca japonesa retornou à categoria apenas em 2000, como fornecedora da BAR.
Em 2001, a fábrica foi também parceira da Jordan, mas decidiu se concentrar exclusivamente na BAR a partir de 2003. No ano passado, comprou as ações da BAT (British American Tobacco) e rebatizou o nome da equipe com a sua marca neste ano.
Além de ter feito sucesso com os pilotos brasileiros na F-1, a Honda também conquistou títulos com os representantes nacionais no automobilismo norte-americano.
Atual diretor esportivo da montadora japonesa na F-1, Gil de Ferran foi bicampeão da Champ Car, em 2000 e 2001, enquanto Tony Kanaan repetiu a mesma façanha, em 2004, na IRL (Indy Racing League).
Piloto da Williams, Nelson Piquet deu o primeiro título à Honda em 1987, enquanto Ayrton Senna, pela McLaren, venceu todos os seus três títulos - 1988, 1990 e 1991 - com o propulsor nipônico.
Por essas conquistas, Senna é inclusive um ídolo na terra do sol nascente, país de onde nunca surgiu um piloto vencedor. Takuma Sato, ex-BAR e agora na Super Aguri, é o que fez mais sucesso nos últimos anos.
Além dos títulos mundiais, Senna venceu 30 dos 41 Grandes Prêmios com a Honda. No entanto, a sua última vitória na carreira - GP da Austrália de 1993 - foi com um motor da Ford.
Em 1993, a Honda decidiu deixar a F-1 após perder a sua hegemonia para a Renault no ano anterior. A marca japonesa retornou à categoria apenas em 2000, como fornecedora da BAR.
Em 2001, a fábrica foi também parceira da Jordan, mas decidiu se concentrar exclusivamente na BAR a partir de 2003. No ano passado, comprou as ações da BAT (British American Tobacco) e rebatizou o nome da equipe com a sua marca neste ano.
Além de ter feito sucesso com os pilotos brasileiros na F-1, a Honda também conquistou títulos com os representantes nacionais no automobilismo norte-americano.
Atual diretor esportivo da montadora japonesa na F-1, Gil de Ferran foi bicampeão da Champ Car, em 2000 e 2001, enquanto Tony Kanaan repetiu a mesma façanha, em 2004, na IRL (Indy Racing League).
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313511/visualizar/
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