Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 11 de Março de 2006 às 07:51
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Um dos bairros mais populosos de Cuiabá e carente de áreas estruturadas, com espaços para o lazer, o Pedra 90 ganhou um presente especial do Governo do Estado. A praça "Ana Martinha da Silva", uma área de 10.214m² e investimento de R$ 1,2 milhão leva aos mais de 60 mil moradores da região um espaço com área verde e infra-estrutura total para esporte, lazer e eventos e homenageia a mato-grossense que aos 127 anos de vida foi considerada a mulher mais velha do Brasil.

A praça será inaugurada na noite desta sexta-feira (10.03), pelo governador Blairo Maggi e secretários de Estado, a obra possui uma área verde de 2.126m² , estacionamento lateral, pista de skate, quadra poliesportiva coberta com duas arquibancadas, quadra de areia, campo de futebol soçaite, área para instalar playground e palco coberto para eventos sociais. Ainda faz parte da estrutura dois espaços para lanchonetes e um para banca de revistas.

“É um presente, uma coisa boa, que trouxe mais asseio para o bairro. E se a gente souber cuidar desse patrimônio, temos uma praça pelo resto da vida”, agradeceu Jandir Alves de Souza, funcionário público.

A intenção do Governo é atender não apenas os moradores do Pedra 90, mas também os bairros circunvizinhos, com um espaço que não seja destinado somente ao lazer, mas que possa oferecer estrutura para que toda a comunidade realize ali atividades sócio-culturais. "É um bairro bastante populoso, mas que fica distante do centro de Cuiabá e muitas famílias precisam se deslocar para outros lugares em busca de entretenimento. Com a nova praça, os moradores terão um lugar para diversão e lazer, com segurança", afirmou Maggi.

No palco da praça as atividades culturais ganham um amplo espaço, onde a comunidade vai realizar teatro, manifestações folclóricas, festivais culturais, cívico-culturais e datas festivas.

A utilização da praça para a realização de pequenas competições esportivas, gerando oportunidade para que jovens e adolescentes, em especial, tenham um local onde desenvolver atividades sadias é destacada por moradores como uma das melhores opções.

“Agora a gente tem um lugar para levar nossos filhos e se divertir, pois antes a gente não tinha. Dá para as crianças brincarem com segurança’, afirmou a dona de casa Marta Francisca de Lins.

A transformação de um terreno baldio, que atraia perigos à comunidade, está trazendo mais alegria e segurança aos moradores. “Ficou melhor, antes era só mato e agora à noite as pessoas têm aonde ir. Melhorou o bairro, o visual daqui, principalmente para os comerciantes e as crianças", completou o comerciante Dirceu Ermenegildo.

O ganho que a praça gera à comunidade é reiterado pelo artesão Jorge de Lara.“Ganhamos o melhor investimento feito pelo Governo do Estado, a melhor praça já construída. Com isso, a gente tem espaço para trabalhar várias atividades, como aulas de artesanato, por exemplo. O Governo está de parabéns”, enfatizou ele, que dá aulas à jovens e adultos do bairro e vê no local uma chance de ampliar as aulas de artesanato.

“Já melhorou bastante o que o Governo trouxe para o Pedra 90. Agora a meninada tem um lugar para brincar, ao invés de ficar andando pelas ruas, fazendo o que não presta. O que o povo tem que fazer agora é ajudar também a zelar e dar valor ao que o Governo trouxe”, observou o aposentado Antônio Vieira dos Reis.

Homenagem

No centro da praça está o busto de Ana Martinha da Silva, peça confeccionada pela artista plástica Esterlita Cecília Rodrigues. É uma homenagem do Governo do Estado aos anos de dedicação da anciã, que até os 105 anos trabalhava como cozinheira e lavadeira e morreu em julho de 2004, com insuficiência múltipla de órgãos.

Dona Martinha, como era conhecida, foi considerada a mulher mais velha do Brasil, em 22 de dezembro de 2003, quando tinha 123 anos de registro e 127 anos de vida pelo RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros.

De acordo com a filha, Benedita Silva, de 73 anos, que cuidava dela, Martinha sempre foi muito ativa e apresentava lucidez. Ela contava, a todos que iam visitá-la, da época em que seu pai era escravo e da festa feita quando houve a alforria.

Há quatro anos, quando a organização não-governamental BPW deu apoio e começou a amparar Ana Martinha, foi que ela começou a receber condições de vida mais digna. Até então, a anciã morava num casebre e vivia sem assistência médica. A ong fez contato com a secretária Terezinha Maggi, que "adotou" dona Martinha.

A BPW garantiu assistência médica com plano de saúde e medicação. O Governo do Estado garantiu uma casa nova e uma pensão especial no valor de R$ 1,4 mil.

Outras obras

O Pedra 90 já recebeu inúmeros investimentos do Governo do Estado. No no ano passado foi entregue o residencial Nova Chance, com 207 unidades do programa Meu Lar, localizado na 3ª etapa do bairro e construído com a auxílio de mão-de-obra de reeducandos do sistema prisional do Estado.

Dentro do projeto Integrado, o Governo também executou obras de pavimentação asfáltica, um centro de múltiplo uso, próximo à igreja São Pedro, com espaço para instalação de oficinas de corte e costura, panificação, informática e artesanato e administrado por freis franciscanos da paróquia local.

“Obras como essa demonstram e reforçam que esse Governo é, em sua essência, social, pois tudo o que é realizado e promovido é pelo povo, principalmente em áreas carentes de espaços onde os jovens, as crianças, enfim, toda a comunidade, possa ter um local saudável para diversão e atividades sócio-culturais”, ressaltou Maggi.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313575/visualizar/