Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 09 de Março de 2006 às 11:40

    Imprimir


O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, expressou hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva suas profundas desculpas pelo trágico incidente que matou o brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres, baleado por agentes à paisana que o confundiram com um terrorista suicida. "Mais uma vez, deixe-me dizer-lhe que oferecemos nossas mais profundas desculpas à família (de Jean Charles) por este trágico fato e eu, certamente, asseguro ao presidente que haverá uma investigação", disse Blair em entrevista coletiva ao lado de Lula, após uma reunião na residência oficial de Downing Street.

Por sua parte, Lula, que termina hoje uma visita de Estado ao Reino Unido, disse que a Justiça britânica averiguará o que for necessário investigar no caso da morte do eletricista brasileiro, que foi executado em 22 de julho na estação de metrô de Stockwell (sul de Londres) por agentes vestidos à paisana.

O presidente afirmou que há muito interesse em trabalhar junto com o Reino Unido no caso. "Interesse que haja justiça", completou.

Lula lembrou que se encontrará hoje com familiares do brasileiro antes de voltar ao Brasil. O encontro será a portas fechadas, no aeroporto Heatrow. O compromisso não estava previsto no programa oficial e foi incluído na agenda nos dias em que Lula esteve em Londres.

OMC Os dois presidente pediram a celebração "rápida" de uma reunião de líderes mundiais para dar um "impulso decisivo" à rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"O primeiro-ministro e eu concordamos que, assim que for possível, seria bom celebrar um encontro de chefes de Estado e Governo para dar um empurrão decisivo à rodada de Doha, das negociações da OMC", declarou Lula. "Nós estamos preparados para participar em um encontro de líderes chaves e discutiremos com nossos colegas quando e onde isto será possível", explicou Blair.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313955/visualizar/