Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Março de 2006 às 18:14
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


A sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta quarta-feira (08.03), na Câmara Municipal de Cuiabá, foi marcada pelos discursos de garra com que muitas mulheres lidam no dia-a-dia, no qual elas trabalham, estudam, cuidam da casa , dos filhos, do marido , entre outras atividades .

Ao mesmo tempo, foi destacada a violência física, sexual e psicológica que muitas estão expostas no ambiente de trabalho e nos lares. Como também, a necessidade da união das mulheres para conquistas de novos postos de trabalho, onde são minoria.

"Hoje é um dia de reflexão. Nós devemos nos lembrar que 129 tecelãs, de uma fábrica de Nova Iorque (EUA), no dia 8 de março de 1857 protestaram pela redução da jornada de trabalho e morreram queimadas. Além disso, inúmeras mulheres são agredidas por seus companheiros e familiares, entre outros tipos de agressão. Para que isso não ocorra, é necessário nos unirmos e lutarmos para reverter essa situação", disse a presidente de Câmara de Cuiabá e autora da sessão, vereadora Chica Nunes.

Ela acrescentou que as mulheres precisam ocupar novos espaços e como exemplo citou que existem poucas mulheres exercendo altos cargos executivos e políticos. "Eu não tenho dúvida que o fato da vice-prefeita, Jacy Proença ser uma mulher foi um ponto marcante para que Wilson Santos fosse eleito. Como também Blairo Maggi que tem a Iraci França. Para eu chegar onde estou tive o apoio de muitas mulheres , como minha mãe, irmã, cunhadas e amigas. E é claro que de homens também como meus irmãos e meu marido ", salientou a vereadora.

A vice-prefeita, Jacy Proença ressaltou no discurso que o momento é de visibilidade e luta pelos direitos da mulher. Ela anunciou aos presentes a 2ª Agenda Única, com ações, palestras e cursos que serão realizados durante o mês de março. Entre eles, Jacy Proença destacou a 2ª Marcha das Violetas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher será realizada hoje a tarde, na Praça do Rosário e chegada na Praça Alencastro.

"As mulheres estão em todos níveis de trabalho e devemos nos sentir honradas por sermos a maioria nas escolas e universidades. Devemos continuar batalhando para que conquistemos cargos de confiança e que os salários sejam iguais para ambos os sexos ", declarou o vice-governadora, Iraci França.

Também participaram da sessão solene a presidente da Associação Mato-grossense dos Economiarios, Almira Paes de Barros ; o juiz de Direito, Mario Roberto de Oliveira; o conselheiro do Tribunal de Contas, Branco de Barros; a vereadora Lueci Ramos (PFL); o vereador Lúdio Cabral (PT); o vereador Mario Lúcio (PV) e o vereador Francisco Vuolo (PPS).





Fonte: Assessoria /Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314133/visualizar/