Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 07 de Março de 2006 às 18:50

    Imprimir


Os ministros da Defesa da UE receberam hoje positivamente a idéia de criar um fundo comum em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), embora o Reino Unido, um dos países que mais gastam na Europa nesta área, não demonstrou interesse em participar.

"Não necessitamos que ninguém nos estimule a gastar em P&D porque nós sozinhos desembolsamos 33% do total em Pesquisa e Desenvolvimento na Europa", afirmou o ministro britânico da Defesa, John Reid.

No entanto, Reid deu boas-vindas à "qualquer proposta que anime a outros países a gastar em Pesquisa e Desenvolvimento".

Já a ministra francesa, Michele Alliot-Marie, que apóia incondicionalmente o fundo, apesar de seu país ser o que mais investe em P&D junto com o Reino Unido, destacou o impacto que tem a pesquisa em defesa sobre a economia dos países, já que isso gera benefícios civis.

A proposta para um fundo comum foi debatida hoje pelo comitê diretor da Agência Européia de Defesa (AED), próximo a uma reunião ministerial informal celebrada em Innsbruck (Áustria).

"Temos que seguir trabalhando, mas o sentimento dos países foi positivo", disse hoje em entrevista coletiva o alto representante da UE para a Política Externa e de Segurança Comum, Javier Solana, ao resumir o resultado desta primeira discussão sobre o tema.

A Europa investe 2 bilhões de euros anualmente nesta área, quinta parte do que dedica os Estados Unidos, e dessa quantidade, a França e o Reino Unido gastam 700 milhões de euros cada um.

Sob a proposta, o fundo comum seria coordenado pela Agência Européia de Defesa, que por sua vez responderia a um comitê de gestão onde estariam representados os países participantes.

A idéia já recebeu o apoio do presidente da Sociedade Européia Aeroespacial e de Defesa (EADS), o alemão Thomas Enders, que propôs uma dotação inicial de 50 milhões de euros ao orçamento comum de P&D, embora os ministros não tenham falado de números.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314435/visualizar/