Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 12 de Janeiro de 2013 às 15:47
Por: Filippo Cecilio

    Imprimir


Na última quinta-feira (10), o nível dos reservatórios de água das regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentou sua primeira elevação desde o início do ano. A informação está nos boletins diários a respeito da situação das represas que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) elabora para monitorar a situação dos principais reservatórios do País.

As duas regiões são responsáveis por cerca de 70% da energia produzida no País. O nível nas duas regiões saltou de 28,31% da capacidade na última quarta-feira (9) para 28,57% na quinta.

A marca supera os 28,55% de junho de 2001, quando o Brasil começou a enfrentar um racionamento de energia. O uso limitado de luz durou até fevereiro de 2002 e atingiu as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e parte do Norte.

Esta é a primeira alta desde o dia 1º de janeiro, quando os reservatórios estavam operando com 28,9% de sua capacidade. Desde então, o nível de represamento de água no sistema Sudeste/Centro-Oeste caiu de maneira constante, até atingir os 28,3% registrados na última quarta.

De acordo com o relatório do ONS, na região Sul os reservatórios estão com 46,57% da capacidade na quinta, contra 45,33% do dia anterior. Em junho de 2001, esse nível era de 92,90%.

No Norte o número está em 40,39%, e no Nordeste 29,61%.

As termelétricas do País já estão ligadas e são responsáveis, atualmente, por um quarto da energia distribuída no País. Vale lembrar que essa energia é mais cara que a gerada nas hidrelétricas, e o custo é repassado invariavelmente ao consumidor.

Agora, pelo menos 60 usinas termelétricas estão despachando energia, por meio do SIN, de todos os tipos de fontes: eólica, a carvão, a óleo diesel e combustível, nuclear e a gás natural.

Na última quarta, o ministro Lobão assegurou que o sistema elétrico brasileiro vai dar conta do recado e fornecerá luz para todo o território brasileiro, mesmo com os reservatórios das usinas hidrelétricas no nível mais baixo dos últimos dez anos.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31470/visualizar/