Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 06 de Março de 2006 às 13:00

    Imprimir


O presidente do Iraque, Jalal Talabani, anunciou hoje que o Parlamento iraquiano, o primeiro não provisório do pós-guerra, realizará em 12 de março sua primeira sessão, em um dia em que morreram 15 pessoas e cerca de 50 ficaram feridas.

Talabani declarou nesta manhã em Bagdá que convocará hoje mesmo a primeira reunião do legislativo para o próximo domingo, quase três meses após a realização das eleições gerais, em dezembro passado.

O novo Parlamento terá 30 dias de prazo para escolher o novo presidente do Iraque, que por sua vez deverá nomear o primeiro-ministro, encarregado de formar o que será o primeiro Governo não interino do país desde a derrubada do regime de Saddam Hussein, em abril de 2003.

O anúncio do presidente iraquiano aconteceu em um dia no qual a violência voltou a explodir no país com a morte de pelo menos 15 pessoas em diferentes ataques perpetrados com armas de fogo, explosivos e carros-bomba, segundo fontes da segurança iraquiana.

Em Baquba, a 65 quilômetros ao norte de Bagdá, seis pessoas morreram e 23 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba que estava estacionado no mercado de Takia al-Asaf, no centro da cidade, segundo informou o centro de coordenação de segurança iraquiano-americana.

A mesma fonte assegurou que a maioria dos feridos são crianças e que entre os atingidos há também dois policiais.

Em Bagdá, três pessoas perderam a vida e 24 ficaram feridas, entre elas dois policiais, em cinco diferentes ataques com carro-bomba que tinham como alvo várias patrulhas das forças de segurança, segundo fontes oficiais.

Além disso, um grupo desconhecido seqüestrou o reitor da faculdade de engenharia da Universidade de Al Mustansiria, Ali Hussein Muhawish, quando saía de sua casa no bairro de Al-Banuk, no nordeste de Bagdá.

Um clérigo sunita morreu hoje na explosão de uma bomba à passagem do veículo que dirigia na localidade de Al-Hauiya, a 280 quilômetros ao norte de Bagdá.

Na mesma localidade - segundo informou um oficial da Polícia que preferiu não ser identificado - um grupo de homens armados assassinaram a tiros três funcionários de um restaurante popular.

Em Al-Iskandaria, a 60 quilômetros ao sul de Bagdá, homens armados assassinaram dois irmãos que trabalhavam em uma pequena loja, segundo fontes policiais.

Também nessa mesma cidade, dois policiais iraquianos ficaram feridos pela detonação de um explosivo à passagem do carro no qual viajavam.

Enquanto continua a violência em todo o país, as diversas lideranças políticas que emergiram das eleições de 15 de dezembro continuam as negociações para a formação de um Governo que possa tirar o Iraque da situação crítica em que se encontra.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314745/visualizar/