Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 06 de Março de 2006 às 10:01

    Imprimir


Campo Verde, MT – Transferir a tecnologia gerada em laboratórios de ponta para o campo possibilitando, dessa forma, que a agricultura mato-grossense obtenha maior produtividade e rendimentos. Com esse objetivo, a Tecnocampo, evento realizado pela Fundação Mato Grosso, reuniu em mais uma edição produtores, pesquisadores, estudantes e entidades ligadas ao setor agrícola, no município de Campo Verde.

O evento contou também com a participação do governador Blairo Maggi e de prefeitos da região Sul do Estado, que se reuniram na fazenda Filadélfia, do grupo Bom Futuro. Na ocasião, Maggi aproveitou para reforçar junto aos participantes a importância da pesquisa nos avanços conquistados no campo.

“Com a transferência de conhecimento tecnológico para o campo, os produtores têm ganhado novas alternativas em equipamentos, novas variedades, e isso tem servido de exemplo para o País. O momento não é favorável, não há renda para realizar investimentos, mas a pesquisa não pode parar”, destacou o governador.

Maggi reforçou também a participação que o setor possui no desenvolvimento do Estado. “São caminhos como o incentivo e investimentos na pesquisa que trazem soluções que fortalecem o setor agrícola, pois a sustentação de um estado como o nosso está intimamente ligada com o setor. Sem a força da agricultura, Mato Grosso não tem como se sustentar sozinho”, observou, falando ainda da preocupação do governo estadual em participar das negociações do setor junto ao governo federal.

Segundo Maggi, o governo do Estado, por sua vez, constantemente readequa suas despesas para enfrentar as perdas de arrecadação ocasionadas pela crise do agronegócio. Para o prefeito de Campo Verde, Dimorvan Brescancin, a Tecnocampo demonstra a importância que a agricultura exerce sobre o perfil econômico de Mato Grosso.

O governador voltou a enfatizar ainda a necessidade de todos os produtores se adequarem à nova legislação ambiental do estado, fator que somente gera ganhos ao setor e a Mato Grosso. “Os problemas ambientais são de responsabilidade de todos e a solução também é tomada em conjunto".

Desafios

O presidente da Fundação Mato Grosso, Hugo Carvalho Ribeiro, considerou as inovações que as pesquisas vêm buscando uma forma de superar os desafios que surgem na agricultura, como resgatar o conceito de produção com a menor utilização de produtos químicos e solucionar problemas ambientais, por exemplo.

“Os desafios exigem cada vez mais eficiência e as ações devem ser modificadas tanto quanto as exigências do mercado, criando normas de procedimento que solucionem os conflitos nos campos social e ambiental e direcionem nossa produção segundo as normas ambientais e de rentabilidade e produtividade”, avaliou Hugo.

Presente ao evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, voltou a lembrar que o Governo cresceu no trabalho ambiental com a nova legislação em vigor no estado e programas como o MT Floresta, o MT Regional e os consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e social. “Vamos dizer ao mundo que somos campeões de respeito ao meio ambiente”, comentou.

Mato Grosso é campeão em recolhimento de embalagens de agrotóxicos. De janeiro a setembro de 2005, o estado reciclou de 13.671 toneladas, um crescimento de 25,6% em relação ao mesmo período de 2004, quando foram registradas 10.883 toneladas, de acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

Durante todo o sábado, os participantes da Tecnocampo assistiram palestras e painéis abordando a análise da safra 2005/2006, doenças, pragas, cultivares, rotação de culturas, adubação e nutrição de plantas, mercado, gestão empresarial e organização da classe produtora. O TecnoCampo foi planejado e está sendo executado para possibilitar ao produtor rural o uso correto da tecnologia no campo.

Nas células instaladas no campo experimental, os participantes conheceram as novidades em máquinas e equipamentos, demonstração de agroquímicos, e os resultados de produtividade de cultivares (convencionais e transgênicas) adaptadas à região do cerrado.

Participaram do evento também o deputado estadual Carlos Brito e os prefeitos de Rondonópolis, Adilton Sachetti; de Primavera do Leste, Getúlio Viana;, de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello; de Jaciara, Max Joel Russi; de Santa Rita do Trivelato, Ilson Matchinske, o suplente de senador Gilberto Goellner e o empresário Eraí Maggi.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314796/visualizar/