Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 04 de Março de 2006 às 08:55

    Imprimir


O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Orlando Sales Júnior, disse semana passada, durante dia de campo da Fundação Centro Oeste, que o ataque da mosca branca nas lavouras de soja da região de Primavera do Leste está se tornando, a cada safra, mais intenso e pode provocar um prejuízo muito grande com a quebra da produtividade. O professor chama a atenção sobre a importância de fazer o controle da praga com a aplicação de agroquímicos no momento certo, ou seja, logo após o surgimento dos primeiros insetos na lavoura.

A mosca branca é uma praga que surgiu em todo país a partir da década de 90 em função do cultivo sucessivo da soja e se não for controlada a tempo pode destruir totalmente a lavoura. O inseto suga a seiva da planta causando deformações e solta um líquido açucarado na folha que atrai outros insetos e impede o processo de fotossíntese. Segundo o professor, é preciso usar uma estratégia de manejo que prevê a adoção de algumas medidas e aplicação de agroquímicos eficientes.

Para evitar o surgimento da praga, o produtor rural deve conduzir o cultivo da lavoura em períodos com melhor regularidade de chuvas; eliminar os focos iniciais da praga e as plantas invasoras nas proximidades da área antes do plantio e fazer o controle preventivo com o tratamento das sementes. Também é muito importante monitorar constantemente a lavoura e fazer uso reduzido de inseticidas na fase inicial da cultura especialmente aqueles seletivos aos inimigos naturais e por último o controle químico.





Fonte: O Diário de Primavera

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315067/visualizar/