Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 04 de Março de 2006 às 06:36

    Imprimir


Um grupo de 2,5 mil computadores ajudou a decifrar um antigo código nazista da segunda guerra mundial. O código foi criado pelos alemães utilizando a máquina Enigma, usada para enviar mensagens através das palavras cruzadas de um jornal diário.

O código decifrado faz parte de um grupo de três mensagens, duas ainda sem resposta, encriptadas em 1942 para enviar mensagens sobre ataques à navios aliados no Atlântico.

O projeto M4, criado por Stefan Krah, um violinista e criptógrafo amador alemão, é o responsável por desvendar a mensagem. Para decifrar o mistério, cujos detalhes haviam sido publicados em um jornal de 1995, Krah escreveu um programa para quebrar o código e publicou um pedido de ajuda em um fórum na Internet.

O programa criado por Krah conecta o computador com outras máquinas, aumentando a capacidade de processamento. Em poucos mais de um mês, 2,5 mil computadores estavam ajudando a computar mais de 150 milhões de permutações para desvendar o enigma.

Em 20 de fevereiro, 63 anos depois da mensagem ser enviada, o texto foi desvendado. A mensagem encriptada era a seguinte:

NCZW VUSX PNYM INHZ XMQX SFWX WLKJ AHSH NMCO CCAK UQPM KCSM HKSE INJU SBLK IOSX CKUB HMLL XCSJ USRR DVKO HULX WCCB GVLI YXEO AHXR HKKF VDRE WEZL XOBA FGYU JQUK GRTV UKAM EURB VEKS UHHV OYHA BCJW MAKL FKLM YFVN RIZR VVRT KOFD ANJM OLBG FFLE OPRG TFLV RHOW OPBE KVWM UQFM PWPA RMFH AGKX IIBG

Depois de decifrado, ficou assim (traduzido do alemão):

Forçado a submergir durante ataque. Dispositivos anti-submarino. Posição do inimigo 0830h AJ 9863, 220 graus, 8 nós. seguindo. queda de 14 mb, norte-nordeste, 4, visibilidade 10.

A mensagem, enviada em 25 de novembro de 1942, era do comandante do submarino alemão U264, que afundou mais tarde no Atlântico norte em fevereiro de 1944.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315151/visualizar/