Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Março de 2006 às 16:40
Por: Thiago Santos

    Imprimir


José Carlos Limeira há 5 anos está envolvido na defesa da existência da cura do Mal de Simioto, ou Doença do Macaco, como é conhecida popularmente. Este balconista de farmácia de Tangará da Serra diz acreditar no poder curativo de certas ervas, muito usadas por rezadeiras, para combater a enfermidade.

Impedido de divulgar o tratamento alternativo por um processo lançado contra ele em Cuiabá, José Carlos esteve recentemente em Brasília, em busca de apoio à sua causa. “A visita foi excelente, só não foi melhor por não ter conseguido ainda resolver as coisas como gostaria, mas pelo menos tive reconhecido o trabalho que venho fazendo todos estes anos”.

Algumas cartas já haviam sido mandadas pelo balconista a Brasília, relatando os casos de possível cura da Doença do Macaco por um banho de ervas, que segundo ele, retirariam certos “vermes” do corpo do enfermo. “Fui recebido pelo Diretor do Departamento de Histórico do Palácio do Planalto, que mostrou já ter conhecimento do trabalho que venho desenvolvendo por meio das correspondências”, disse José Carlos.

No dia seguinte ele foi recebido no Ministério da Saúde pela Chefe de Gabinete Carmen DiSimoni, quando pode apresentar seus argumentos. O Ministério da Saúde reconhece a doença apresentada por José Carlos como Doença Celíaca, e esclareceu ao balconista de que forma poderiam ajudá-lo.

“Ainda continuo impedido de divulgar o tratamento de ervas, mas agora tenho o apoio do Ministério para divulgar a doença em si, desde que a apresente como Doença Celíaca”, diz José. O Ministério da Saúde iniciará em maio a campanha de divulgação da doença. “Inclusive foi entregue a mim o material de divulgação do Governo” (cartazes, folhetos e cd´s explicativos sobre a doença, na forma como é reconhecida pela comunidade científica).

“O Ministério me passou ainda a possibilidade de novas pesquisas a respeito da eficácia do tratamento que apresento. A UnB – Universidade de Brasília – poderá fazer um levantamento do tratamento popular que é dado ao Mal de Simioto. Depois disso poderá avaliar, por meio de estudos, se estes tratamentos são realmente eficazes. Se não houver possibilidade de realizar a pesquisa uma proposta poderá ser feita à USP – Universidade de São Paulo”, diz José Carlos.

Doença Celíaca - De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença Celíaca é uma enfermidade sem cura, causada pela intolerância ao glúten. Esta deficiência gera uma dificuldade de absorção de nutrientes, como vitaminas e sais minerais, pelo organismo. Desta forma alguns de seus principais sintomas podem ser confundidos com uma Desnutrição Crônica, por exemplo.

A doença se manifesta mais frequentemente em crianças com até 1 ano de idade. O seu principal tratamento é o corte total de glúten da dieta. A substância é normalmente encontrada em trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, bolos, pães, cerveja etc.

Por lei todo alimento industrializado deve denunciar, em sua embalagem, a presença ou não de glúten em sua composição. Esta doença pode levar à morte.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315237/visualizar/