Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 03 de Março de 2006 às 11:50

    Imprimir


O secretário-geral do Conselho de Determinação do Irã, o ex-presidente do Irã Hashemi Rafsanjani, reiterou hoje o direito de seu país a ter acesso a tecnologia nuclear.

"O acesso à energia nuclear é um direito certo de nosso país, mas há países que se opõem a isso mediante métodos incorretos", disse Rafsanjani no sermão da reza muçulmano do meio-dia, que liderou na Universidade de Teerã.

O responsável iraniano, que se referia à postura dos países do Ocidente, especialmente da Europa e dos EUA, ressaltou que até alguns estados "inimigos" reconhecem esse direito do Irã.

"Os inimigos querem privar ao Irã de forma injusta desse direito, no entanto seus métodos de influenciar nas organizações internacionais foram sempre ilegais", ressaltou o ex-governante iraniano.

Rafsanjani, cujo discurso foi várias interrompido pela multidão com gritos de "a tecnologia nuclear é nosso direito", advertiu que "quem decide deve ter cuidado de não ocasionar problemas à região e a eles mesmos".

As declarações de Rafsanjani coincidem hoje com a reunião realizada em Viena por representantes da União Européia e o negociador nuclear iraniano Ali Larijani, e que concluiu sem acordo.

As conversas, a pedido do Irã, foram realizadas três dias antes do início da reunião do Conselho de Governadores do Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), onde será avaliado um relatório de seu diretor-geral, Mohamed El Baradei, que destaca os descumprimentos iranianos de seus compromissos internacionais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315306/visualizar/