Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 11 de Janeiro de 2013 às 22:56
Por: Weverton Correa

    Imprimir


Os presidentes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Alto do Teles Pires e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Teles Pires serão eleitos, na quarta-feira (16), no Sindicato Rural de Sorriso, às 14h. A data foi definida, esta tarde, em Sinop, em uma reunião liderada pela prefeita em exercício, Rosana Martinelli (PSB), com os demais prefeitos, secretários e representantes de pelo menos oito municípios que os integram.

Para o consórcio de Saúde, dois prefeitos se colocaram à disposição: o de Vera, Nilso Vigolo (PP), e de Nova Ubiratã, Vadenir dos Santos (PMDB). A tendência é que eles entrem em acordo até a data da eleição, para que apenas um nome seja colocado em votação para apreciação dos demais prefeitos membros. Por outro lado, no consórcio de desenvolvimento econômico, apenas o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR), que não participou do encontro, já manifestou interesse. Rosana afirmou que o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), colocou o nome à disposição nos dois consórcios, mas só disputa se houver consenso entre todos os prefeitos.

Na área da Saúde, Vigolo defendeu uma atuação mais descentralizada dos médicos que atendem pelo consórcio. "Eles atenderiam nas sedes das cidades, com consultas pré-agendas, um número ‘x" de pacientes. Uma escala seria feita e os municípios percorridos. Hoje em Vera, por exemplo, há lotação para Sorriso, que sai cedo, mas uns pacientes são atendidos cedo e outro tarde. Muitos não tem dinheiro para o almoço, sem falar no risco de acidente da viagem. Isso diminuiria".

Já Valdenir argumentou por aplicação mais descentralizada dos recursos, com a compra de serviços na saúde. "É principalmente a compra de serviços, dando continuidade ao trabalho que vem sendo feito ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz. Cada município, de acordo com sua arrecadação, sua população, passa um recurso para um consórcio, que faz a licitação e compra serviços de acordo com a demanda de cada município".

Em relação ao consórcio de desenvolvimento, um dos temas prioritários foi a construção do aterro sanitário, em Sinop, para utilização dos municípios que integram o grupo. No entanto, a definição deve avançar nas próximas reuniões. A prefeitura em exercício, Rosana, afirmou que uma área já está sendo avaliada e que R$ 10 milhões, do governo federal, estão assegurados. "Estamos bem adiantados nesses situação. Estamos providenciado o terreno juntamente com licenças e projetos. E nós precisamos [do aterro]. Nessa gestão esta questão vai ter que ser resolvida, novas medidas tomadas".

Além dos prefeitos de Vera e Nova Ubiratã, participaram do encontro o prefeito de União do Sul, Ildo Medeiros (PMDB); de Cláudia João Batista (PSD); de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronato (PTB); de Santa Rita do Trivelato, Hugo Garcia (PSD); o vice Santa Carmem Osmar Alexandre (PMDB), além de representantes de Nova Maringá, secretários municipais e demais lideranças. O presidente da Câmara de Sinop, Dalton Martini (PP) e o secretário de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima também participaram.


(Fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)







Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31531/visualizar/