Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Março de 2006 às 16:44

    Imprimir


Quatro civis iraquianos morreram e outros cinco ficaram feridos hoje em dois ataques registrados em localidades no sul da capital, informaram fontes policiais.

As fontes explicaram que a explosão de várias bombas, que atingiram casas da localidade de Mahmudiya, cerca de 30 quilômetros ao sul de Bagdá, deixou três mortos e outros quatro feridos.

Além disso, uma mulher morreu e uma criança ficou ferida em outra explosão nesta madrugada nas imediações de sua casa, na cidade de Kut, cerca de 150 quilômetros ao sul da capital, acrescentaram as fontes.

Agentes de segurança e soldados iraquianos detiveram esta manhã 16 homens suspeitos de pertencerem a grupos da resistência iraquiana, província de Babel, a sudoeste de Bagdá.

O xeque Abdul Salam Al Qubaisi, porta-voz da Organização de Ulemás do Iraque (OUI), a mais importante instituição religiosa sunita do país, acusou as forças especiais do Ministério do Interior e as tropas americanas de "incentivarem a violência sectária no Iraque".

O clérigo se referia à onda de violência que castiga o país há sete dias. A escalada começou após o ataque que destruiu a cúpula de um importante santuário xiita na cidade de Samarra, ao norte da capital.

De acordo com Al Qubaisi, as operações realizadas pelos agentes do Ministério do Interior contra as mesquitas e as casas, nas quais foram detidos clérigos e jovens sunitas, tiveram o objetivo de "criar o ambiente para despertar a violência".

O porta-voz negou que, nas áreas de maioria sunita, se esteja obrigando famílias xiitas a saírem de casa como tem sido divulgado pelas redes de televisão "Eufrates" e "Al Iraquiya", controladas pelos partidos políticos xiitas.

As redes exibiram entrevistas de pessoas alegando que saíram de casa0 nas regiões sunitas de Al Tarmiya e Abu Ghraib, a oeste de Bagdá, após receberem ameaças de morte.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315691/visualizar/