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Mato Grosso oferecerá graduação para professores do campo
Sinop, MT - Os professores que lecionam na zona rural do Norte de Mato Grosso e ainda não possuem graduação poderão, ainda em 2006, fazer um curso de Pedagogia, com habilitação para as séries iniciais e enfoque na Educação do Campo. A notícia foi dada pelo professor da Universidade Estadual de Mato Grosso, Leonir Boff, durante o 1º Seminário de Educação do Campo de Mato Grosso, realizado entre os dias 23 e 25 deste mês, em Sinop.
“A partir de reivindicações de movimentos sociais, secretarias municipais de Educação e dos próprios professores surgiu este curso. O projeto para implantar este curso na Unemat, no campus de Sinop, foi pensado e elaborado para atender a realidade escolar da região Norte. O curso será todo voltado para as especificidades dessa região”, explicou o professor.
De acordo com Leonir, o curso específico para o professor da zona rural é um dos principais pontos levantados nas discussões sobre as políticas públicas para a Educação do Campo e citado em teses de pesquisadores. “A Educação do Campo deve ser tratada com um currículo diferenciado, deve-se levar em consideração a realidade do aluno. Os professores também têm um papel importante: articuladores na organização da vida da comunidade”, disse.
O projeto para a implantação do curso já foi aprovado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Governo Federal, que será parceiro da Unemat no oferecimento do curso. Atualmente, a criação do curso tramita na pró-reitoria da Unemat, em Cáceres. A previsão é de que o concurso vestibular, para 135 vagas, ocorra em junho deste ano.
A organização metodológica da graduação em Pedagogia para professores do campo será em regime de alternância: etapas presenciais e intermediárias. Durante as férias escolares, os professores estudarão na sede da Unemat e, durante o período letivo, serão acompanhados por professores da universidade em suas atividades escolares.
“Na sede da Unemat os professores irão adquirir o conhecimento científico necessário, com toda a infra-estrutura, e nas localidades os professores poderão ajudá-los diante da realidade encontrada”, ressaltou o professor Leonir. O projeto prevê que os movimentos sociais, sindicatos dos profissionais e órgãos públicos ligados à área do campo também participarão do processo de formação dos professores.
Durante o curso, a Unemat ainda vai fazer uma pesquisa de acompanhamento avaliativo e evolutivo nas comunidades onde moram os professores.
“A partir de reivindicações de movimentos sociais, secretarias municipais de Educação e dos próprios professores surgiu este curso. O projeto para implantar este curso na Unemat, no campus de Sinop, foi pensado e elaborado para atender a realidade escolar da região Norte. O curso será todo voltado para as especificidades dessa região”, explicou o professor.
De acordo com Leonir, o curso específico para o professor da zona rural é um dos principais pontos levantados nas discussões sobre as políticas públicas para a Educação do Campo e citado em teses de pesquisadores. “A Educação do Campo deve ser tratada com um currículo diferenciado, deve-se levar em consideração a realidade do aluno. Os professores também têm um papel importante: articuladores na organização da vida da comunidade”, disse.
O projeto para a implantação do curso já foi aprovado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Governo Federal, que será parceiro da Unemat no oferecimento do curso. Atualmente, a criação do curso tramita na pró-reitoria da Unemat, em Cáceres. A previsão é de que o concurso vestibular, para 135 vagas, ocorra em junho deste ano.
A organização metodológica da graduação em Pedagogia para professores do campo será em regime de alternância: etapas presenciais e intermediárias. Durante as férias escolares, os professores estudarão na sede da Unemat e, durante o período letivo, serão acompanhados por professores da universidade em suas atividades escolares.
“Na sede da Unemat os professores irão adquirir o conhecimento científico necessário, com toda a infra-estrutura, e nas localidades os professores poderão ajudá-los diante da realidade encontrada”, ressaltou o professor Leonir. O projeto prevê que os movimentos sociais, sindicatos dos profissionais e órgãos públicos ligados à área do campo também participarão do processo de formação dos professores.
Durante o curso, a Unemat ainda vai fazer uma pesquisa de acompanhamento avaliativo e evolutivo nas comunidades onde moram os professores.
Fonte:
Assessoria/Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315716/visualizar/
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