Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 20:40

    Imprimir


O vice-presicente financeiro do site de buscas na Internet Google George Reyes fez as ações da empresa caírem mais de 10 por cento nesta terça-feira depois de alertar sobre a possibilidade de queda do crescimento da receita com publicidade.

Falando em uma conferência de publicidade na Internet do banco de investimentos Merrill Lynch, Reyes afirmou que o negócio de publicidade da companhia, que gera 99 por cento de sua receita, dependerá do crescimento geral do mercado e não de melhoras específicas que o Google faça que possam resultar em vendas maiores.

"O crescimento está diminuindo e agora em grande parte organicamente", teria dito o vice-presidente financeiro do Google, segundo o canal de televisão CNBC. "Os ganhos com a monetização das buscas já foram em grande parte constatados."

Os fatores orgânicos se referem ao fato de o crescimento depender de um aumento do número de buscas, já que a empresa conseguiu alcançar benefícios derivados do negócio publicitário, com a colocação de mais anúncios por página.

As ações do Google caíram mais de 50 dólares com forte volume de negócios antes de se recuperarem levemente para 357,37 dólares, em baixa de 33 dólares ou 8,5 por cento na Nasdaq. Isso gerou amplas vendas no índice americano de Internet de 45 componentes, que perdeu 3,5 por cento.

Ao contrário das práticas de Wall Street, a empresa possui política de não comentar metas financeiras, o que exacerbou a reação do mercado.

O executivo financeiro do Google afirmou que acredita que "muito" do crescimento está por vir mas que a taxa de crescimento está em debate, segundo noticiou a Dow Jones. "Não estou ficando negativo de modo algum", teria dito Reyes segundo a matéria.

Ben Hunt, analista da Iridian Asset Management LLC, que assistu à apresentação do Google, disse que Reyes lançou dúvidas no último momento depois de um discurso otimista.

"Achei que seus comentários foram otimistas até quase o fim, quando ele disse que por causa da lei dos grandes números haverá desafios à sua taxa de crescimento de receita".

(Reportagem adicional de Kenneth Li e Ed Tobin em Nova York, Doris Frankel em Chicago e Peter Henderson em Los Angeles)





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315959/visualizar/