Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 15:50

    Imprimir


Autoridades sanitárias foram enviadas nesta terça-feira à ilha de Inagua, no sul das Bahamas, para investigar se uma série de mortes de aves está ligada à letal variante da gripe aviária que está se espalhando pelo mundo.

Nos últimos dois dias, 15 dos famosos flamingos da ilha e outras seis aves de duas espécies foram encontrados mortos sem ferimentos aparentes na ilha ao norte do Haiti, disseram autoridades.

Cientistas do Ministério da Agricultura das Bahamas e do Departamento de Saúde Ambiental recolherão amostras das aves para submetê-las a análises laboratoriais.

"Tudo é possível na natureza. Há aves que voam ao redor do mundo", disse o ministro da Agricultura e dos Recursos Marinhos, Leslie Miller, recusando-se a descartar a hipótese de contaminação pelo vírus H5N1, que matou pelo menos 93 pessoas e se espalhou para 20 novos países somente no último mês.

"Mas vamos torcer por Deus para que esse não seja o caso aqui nas Bahamas", disse Miller.

O vírus H5N1 é endêmico em aves da Ásia, mas atingiu a Europa e a África. Especialistas temem que ele possa sofrer uma mutação para uma forma facilmente contagiosa entre humanos, desencadeando uma pandemia que poderia matar milhões de pessoas.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316019/visualizar/