Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 12:04

    Imprimir


O letal vírus H5N1 da gripe aviária, que atingiu uma granja na França, tem grandes chances de se espalhar entre aves domésticas em outros Estados europeus, disse nesta terça-feira a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

"A disseminação da infecção para as aves domésticas é altamente provável e pode até se tornar pior com a chegada à Europa de aves possivelmente infectadas vindas da África e do Oriente Médio na próxima primavera (no hemisfério norte)", disse em comunicado a organização.

A França já confirmou o primeiro surto do vírus H5N1 em uma fazenda da União Européia. A notícia levou alguns países a banir importações de produtos derivados de aves da França. Casos em aves selvagens têm aparecido em diversos países da Europa.

Um importante cientista da OIE disse na segunda-feira que a disseminação do vírus para a população de aves selvagens significava que a situação na Europa era agora semelhante a "viver sob fogo de metralhadora".

Alex Thiermann, outro especialista da OIE, classificou de exagerados os vetos às carnes de aves dos países infectados.

"Os países ultrapassaram os limites do que é baseado na ciência e acabaram complicando as perdas da indústria", disse Thiermann durante um encontro de especialistas em gripe aviária em Alexandria, no Estado da Virgínia (EUA).





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316096/visualizar/