Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 22:25

    Imprimir


O ministro da Defesa de Israel, Shaul Mofaz, afirmou hoje que seu país tomará todas as medidas necessárias para se defender ante um possível ataque nuclear do Irã.

"Sobre a possibilidade de um ataque israelense (contra o Irã), acho que não é bom falar desta questão de forma pública, mas podemos dizer que Israel tem o direito e a obrigação de fazer tudo o que for necessário para se defender", ressaltou Mofaz durante um encontro com estudantes secundaristas na cidade de Tel Aviv.

Além disso, o ministro da Defesa disse apoiar os pedidos dos EUA e da UE para que o caso iraniano seja estudado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Israel considera o regime de Teerã uma de suas principais ameaças atualmente, e esta preocupação aumentou com as declarações feitas pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que pediu que Israel fosse "varrida do mapa".

O ministro de Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, disse hoje no Japão que Teerã não suspenderá suas pesquisas nucleares.

A comunidade internacional e os órgãos de segurança israelenses acham que em breve o Irã estará em condições de produzir urânio enriquecido, material fundamental para conseguir a fissão nuclear.

O Irã conta com foguetes balísticos do tipo Shehab, cujo alcance neste momento permitiria que ogivas atômicas fossem levadas até uma distância superior aos 1.200 quilômetros - chegando a Israel.

Israel, que pode contra-atacar o Irã com seus foguetes balísticos Jericó e submarinos atômicos, nega até o momento supostos planos "operacionais" para atacar o país.

Em 1981, aviões da Força aérea israelense destruíram o reator nuclear de Osirak, próximo a Bagdá, no Iraque.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316218/visualizar/