Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 18:40

    Imprimir


O papa assegurou que não é fácil encontrar a autêntica felicidade no mundo atual, "no qual o homem freqüentemente é refém de correntes ideológicas que o induzem a se perder nos erros de ideologias aberrantes", e pediu aos jovens que ponham em prática a doutrina de Cristo.

Bento XVI assim o tem manifestado em sua mensagem por conta da XXI Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada em 9 de abril em todas as dioceses de mundo, divulgada hoje pelo Vaticano.

A mensagem tem como lema "Tua palavra é guia para meus pés e luz para meu atalho" e na mesma o Pontífice pede aos jovens que amem a palavra de Deus e a Igreja, que recebeu, segundo ele, a missão de indicar aos homens o caminho da verdadeira felicidade.

"Não é fácil reconhecer e encontrar a autêntica felicidade no mundo em que vivemos, no qual o homem freqüentemente é refém de correntes ideológicas, que o induzem, apesar de crer-se livre, a se perder nos erros e ilusões de ideologias aberrantes. Urge libertar a liberdade, iluminar a escuridão na qual a humanidade vai às cegas", denunciou o Bispo de Roma.

Bento XVI reconheceu que o caminho da vida não é fácil nem está isento de insídias, dificuldades e sofrimentos e que muitas vezes se tem vontade de exclamar "sou humilhado demais", mas que não se deve esquecer que a presença de Deus por meio de suas palavras "é um guia que dissipa as trevas do medo e ilumina o caminho, também nos momentos mais difíceis".

O papa manifestou em sua mensagem que a palavra de Deus é "viva e eficaz" e "arma indispensável" na luta espiritual, "que atua eficazmente e dá frutos se aprendemos a escutá-la para o obedecer depois".

O Pontífice, que lembrou a recente Jornada Mundial da Juventude em Colônia (Alemanha), a primeira que presidiu como papa, exortou os jovens a adquirir "intimidade" com a Bíblia, a tê-la à mão, "para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir".

"Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. O desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo", destacou o papa, que alertou os jovens que se contentar em ouvir a palavra e não colocá-la em prática é como o homem que contempla seu rosto num espelho: "Olha, vai-se e imediatamente se esquece de como era".

O papa pediu aos jovens que construam suas vidas sobre Cristo, acolham com alegria sua palavra e a coloquem em prática. "Esse tem que ser vosso programa de trabalho." Bento XVI acrescentou ser "urgente" o surgimento de uma nova geração de apóstolos capaz de responder aos desafios de nosso tempo e disposta a divulgar o Evangelho por todas as partes.

Acrescentou que isso é o que Jesus pede aos jovens: "E, se Jesus lhes chama, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando lhes propõe seguí-lo na vida consagrada e na sacerdotal. Não tenhais medo e não ficareis decepcionados".

Bento XVI manifestou que com esta XXI Jornada, celebrada no Domingo de Ramos, empreende-se a peregrinação rumo à reunião de Sydney de 2008, quando, a cidade australiana receberá milhares de jovens procedentes de todo o planeta.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1984, quando após concluir o Ano Santo da Redenção, João Paulo II entregou uma cruz de madeira de quatro metros de altura aos jovens, incitando-os a levá-la por todo o mundo.

Desde então se realizaram em Roma (1985), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha), em 1989; Czestochowa (Polônia), em 1991; Denver (Colorado, Estados Unidos), 1993; Manila, em 1995; Paris, em 1997; Roma, durante o Jubileu do ano 2000, Toronto (2002) e Colônia (2005).

Nos anos seguintes, a jornada foi celebrada apenas na diocese e este ano acontece da mesma forma.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316259/visualizar/