Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 09:47

    Imprimir


Os serviços secretos da Alemanha colaboraram com os Estados Unidos na preparação da invasão do Iraque em 2003, enquanto Egito e Arábia Saudita permitiram o uso de seu território por parte das Forças Armadas americanas, informou hoje o jornal "The New York Times".

Segundo relatório secreto do Pentágono, citado pelo jornal nova-iorquino, dois agentes da Alemanha em Bagdá tiveram acesso ao plano de Saddam Hussein para a defesa de Bagdá e o entregaram aos serviços secretos dos EUA.

O "New York Times" afirma que a ajuda que a Alemanha prestou aos EUA, incluindo o envio de navios de guerra, foi além do reconhecido pelo Governo de Berlim em um relatório oficial publicado na última quinta-feira.

O Partido dos Verdes e o Partido da Esquerda anunciaram neste fim de semana que solicitarão ao Parlamento da Alemanha a criação de uma comissão para investigar o envolvimento do país na guerra dos EUA contra o Iraque.

O Egito também facilitou a operação dos EUA contra Saddam Hussein, ao permitir que aviões-cisterna utilizassem seu território para reabastecer aviões americanos, segundo disse ao "The New York Times" um militar americano que pediu o anonimato.

Já a Arábia Saudita permitiu que forças americanas de elite lançassem ataques contra o Iraque desde seu território, segundo disseram ao jornal "comandos americanos que pediram o anonimato".

Nos meses anteriores à guerra, o pessoal do Estado-Maior dos EUA elaborou uma lista secreta dos países que formavam a denominada "coalizão dos dispostos".

Nessa lista, a Alemanha apareceu como país "não membro da coalizão, mas cooperador", enquanto o Egito e Arábia Saudita foram qualificados de "parceiros silenciosos", segundo um funcionário do Pentágono citado pelo jornal nova-iorquino.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316419/visualizar/