Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 09:48
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Com a rede de água chegando às portas das chácaras, os pequenos agricultores instalados na Agrovila das Araras, do programa Nossa Terra, Nossa Gente, têm agora mais um incentivo para ampliar a produção de legumes e verduras. Vinte e seis famílias foram instaladas no local, em lotes de até três hectares, e hoje têm na agrovila uma chance de retirar o próprio sustento e vender o que é possível do excedente produzido.

A rede de abastecimento de água, com um poço com capacidade para 200 mil litros diariamente, e uma caixa d’água que armazena até 70 mil litros, foram inaugurados pelo governador Blairo Maggi, o presidente do Intermat, Jair Mariano, e o prefeito do município, Gerson Moraes. Na agrovila o governo investiu mais de R$ 250 mil para a construção de 26 casas e em obras de melhoramento da infra-estrutura, como a construção da rede de energia elétrica, poço artesiano com vazão de 200 mil litros/dia, construção do reservatório e rede de distribuição de água com sistema de irrigação.

Aos 65 anos Constantino Ribeiro ainda não tinha tido uma oportunidade de pisar em uma terra que fosse sua. Ele conta que sempre trabalhou em fazendas e chácaras de terceiros e depois de ficar viúvo já estava decidido a deixar o Estado e buscar oportunidade em outro lugar. “Quando surgiu a chance de cadastrarmos meu sogro, não pensamos duas vezes, pois ele sempre lidou com a terra e ter um cantinho para ele era a chance de ficar perto dos filhos”, conta o genro de Constantino, Osvaldo da Silva.

Marcos Bergamasco/Secom-MT Governador Blairo Maggi fala a produtores da Agrovila das Araras do Programa Nossa Terra, Nossa Gente, no Pontal do Araguaia

“Hoje estou realizado com essa terrinha, que sei que ninguém vai me tomar. Agradeço a Deus e ao governo por ter minha plantação que ajuda a sustentar meus filhos”, afirmou Constantino, um dos primeiros moradores da agrovila, que já produz, nos dois hectares, banana, abacaxi, mandioca e hortaliças.

Em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, o Intermat entregou também aos moradores 27 filtros de barro, repassados aos moradores pela secretária Terezinha Maggi. Ela lembrou que o Governo do Estado tem procurado desenvolver programas dentro da realidade de cada pequeno agricultor - e a melhoria da qualidade de vida é o principal objetivo de todas as ações desencadeadas pelo governo. “O programa Nossa Terra, Nossa Gente é um exemplo para o país, deve servir de modelo para os demais Estados no que se refere à reforma agrária”, destacou.

Com essa mais agrovila, o Intermat já soma em todo o Estado 97 projetos do programa Nossa Terra, Nossa Gente, tanto de revitalização de antigas comunidades, como de implantação de vilas rurais.

Dessa forma, o programa, que em alguns municípios conta com a parceria do Incra, proporciona a a infra-estrutura necessária para que os pequenos agricultores desenvolvam suas atividades, mantendo-se no campo e evitando o êxodo rural e o desemprego, com a inclusão sócio-econômica de milhares de famílias em mais de 25 municípios mato-grossenses

“Com ações simples, mas de grande alcance social, estamos fixando ao campo homens e mulheres que por muito tempo lidaram com a agricultura, possuem experiência, mas que não tinham uma oportunidade de um pedaço de terra própria”, destacou Jair Mariano.

O produtor de maxixe, Anestor Borges, considera a agrovila uma benção para todos aqueles que sabem lidar com a terra e dela retirar o sustento. “Não temos como agradecer essa oportunidade de plantar em uma terra que é nossa”, disse, emocionado.

“O povo mato-grossense tem uma capacidade imensa para superar crises e dificuldades - e é diante de uma riqueza como a que vocês possuem aqui, que temos a certeza de que centenas de famílias podem diversificar o plantio e gerar melhores condições para viver", afirmou o governador.

"E é para aquele que já lida com a terra, que tem vivência e experiência que destinamos esse programa, colocando ao agricultor perto do centro urbano e não em locais distantes e sem infra-estrutura, de onde não podem vender sua produção. O problema agrário somente é resolvido quando se instala a pessoa certa no lugar adequado, a exemplo dos mais de 90 projetos de vilas rurais já desenvolvidos em Mato Grosso", assegurou.

O governo busca ainda uma parceria junto ao Banco do Brasil para que o número de vilas rurais possa ser ampliado e contemplar os 141 municípios de Mato Grosso.

Visitaram também a agrovila os secretários de Estado Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Ana Carla Muniz (Educação), Baiano Filho (Esportes e Lazer), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), secretário-adjunto de Gestão da Saúde, Carlos Capistrano de Pinho, coronel Antônio de Campos Filho (comandante regional da PM), deputados Alencar Soares, Humberto Bosaipo, João Malheiros e Lino Rossi, presidente da Famato, Homero Pereira e a vereadora de Cuiabá, Lueci Ramos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317024/visualizar/