Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 07:27
Por: Angela Pimenta,

    Imprimir


Meirelles fez a declaração durante um evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, no qual apresentou indicadores da economia brasileira dos últimos cinco anos para uma platéia de investidores e analistas de mercado.

Questionado sobre o impacto negativo que a contínua valorização do real diante do dólar tem tido sobre alguns setores exportadores brasileiros, Meirelles reafirmou a política do BC.

“Nós, do Banco Central brasileiro não temos um política de controle cambial, ou uma banda de câmbio, porque isso nunca funcionou no passado. O que nós temos é uma política de meta da inflação, que está dando os seus frutos.”

Compras do tesouro

Durante sua apresentação, Meirelles negou que a compra de dólares pelo Tesouro Nacional tenha como objetivo conter a alta do real.

“Fazemos isso para fortalecer as reservas brasileiras, para proteger o país de um eventual choque internacional.”

Hoje as reservas brasileiras atingem o montante (recorde) de US$ 57 bilhões.

“Alguns analistas costumam questionar o custo das reservas, mas eu costumo compará-las ao pagamento de uma espécie de prêmio, ou a um seguro de saúde, que vem com um plano de dieta saudável e que reduz o risco de um acidente.”

Ao abordar o desempenho macro-econômico dos últimos anos, Meirelles disse que o Brasil “tem seguido um caminho severo, persistente, mas que tem dado resultados.”

Para ele, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2005 foi prejudicado pela “necessidade de se fazer um ajuste para conter a inflação e também pela crise política.”

“Mas nos últimos meses, a confiança do consumidor tem crescido rapidamente e o mesmo pode ser dito dos salários. Esse movimento já tem um efeito positivo sobre as vendas dos supermercados.”

Desemprego e risco

De acordo com Meirelles, o aumento do índice do desemprego verificado em janeiro, de 9,2% ante 8,3% em dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografica e Estatística (IBGE), não demonstra uma tendência, mas indica que um maior número de trabalhadores voltou a buscar emprego formal.

“Os fundamentos da economia brasileira estão prevalecendo e o Brasil está no caminho do crescimento sustentável,” acrescentou.

Nesta quinta-feira, a agenda de Henrique Meirelles em Nova York inclui ainda reuniões na sede do Banco Central do estado de Nova York e na agência de classificação de risco Standard&Poors.

Meirelles deve retornar ao Brasil na sexta-feira, dia 24.





Fonte: BBBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317082/visualizar/