Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 06:28

    Imprimir


A inadimplência do consumidor brasileiro abriu o ano em alta. De acordo com levantamento da Serasa, o número de consumidores com dívidas em atraso subiu 13,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Na comparação com dezembro, a inadimplência dos consumidores caiu 3,8%.

A pesquisa abrange os registros de cheques devolvidos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras.

Segundo os técnicos da Serasa, o maior comprometimento da renda com parcelas do crédito consignado e com financiamentos disponibilizados pelo comércio para a compra de bens duráveis ao longo de 2005 e no Natal determinaram o comportamento da inadimplência da pessoa física.

Além disso, os compromissos típicos do início de ano como o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), matrícula escolar e compra de material escolar aumentaram as dívidas, segundo a Serasa.

Os cheques sem fundos tiveram o maior peso na inadimplência de consumidores. O valor médio dos cheques sem fundos de pessoas físicas em janeiro foi de R$ 550,54.





Fonte: Da Folhapress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317115/visualizar/