Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 20:20
Por: Luke MacGregor

    Imprimir


Detetives britânicos estavam à caça na quinta-feira de um grupo armado que se fingiu de polícia e roubou uma quantia que pode chegar a 87 milhões de dólares, num dos piores roubos da Grã-Bretanha.

Os aeroportos e portos estavam em alerta máximo para o caso de o grupo tentar deixar o país, e havia uma recompensa de 2 milhões de libras pela captura dos bandidos.

Seis pessoas controlaram o gerente de um depósito de segurança, tomando a mulher e o filho dele como reféns e ameaçando matá-los se ele não os ajudasse a entrar no complexo, afirmou a polícia.

"Os homens estavam armados, eram perigosos e faziam ameaças violentas", disse o detetive-superintendente Paul Gladstone.

"Eles controlaram o gerente por mais de seis horas e ameaçaram matá-lo e à família dele antes de invadir o depósito."

O Banco da Inglaterra, que é o banco central britânico, confirmou o roubo de 44 milhões de dólares. O comandante-assistente de polícia Adrian afirmou numa entrevista coletiva que o montante pode chegar a 87 milhões de dólares.

Se essa quantia for confirmada, esse seria o maior roubo britânico, superando o recorde de 1987, quando 70 milhões de dólares em dinheiro e valores foram levados de um centro de cofres em Londres.

Leppard disse que não havia sido descartada a participação de funcionários do depósito.

"Isso é crime organizado do mais alto nível", disse ele. "Isso foi planejado e executado com precisão militar."

Ninguém ficou ferido na invasão ao depósito, que fica em Tonbridge, 32 quilômetros ao sul de Londres.

O depósito é administrado pela empresa sueca Securitas AB, a maior companhia de segurança do mundo.

A polícia afirmou que os criminosos utilizaram um carro parecido com o da polícia e pararam o gerente do depósito quando ele voltava para casa, na terça-feira. O gerente foi levado para uma fazenda, onde foi ameaçado.

Ao mesmo tempo, a mulher e o filho dele foram levados de casa por bandidos disfarçados de policiais.

Na madrugada de quarta-feira, a gangue passou mais de uma hora carregando um caminhão branco com dinheiro — uma mistura de notas novas e antigas.

(Reportagem adicional de Kate Holton)





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317156/visualizar/