Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 10:40

    Imprimir


O subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Nicholas Burns, iniciou nesta quinta-feira conversações na Índia para diminuir as diferenças entre ambos os países a respeito de um projeto de acordo de cooperação nuclear civil antes da visita de George W. Bush.

Burns tinha agendado um encontro em Nova Delhi com o secretário indiano das Relações Exteriores (número 2 do ministério), Shyam Saran, para falar sobre a separação das instalações nucleares civis e militares da Índia, ponto crucial para a assinatura de um acordo de cooperação nuclear civil bilateral, ressaltaram fontes indianas.

O projeto de acordo prevê conceder acesso à Índia a tecnologias nucleares civis avançadas se Nova Delhi aceitar dissociar seus programas civis e militares e permitir que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) examine suas instalações nucleares civis.

As negociações, no entanto, se deparam com a insistência americana para que a Índia inclua na lista de suas instalações civis um reator com capacidade para produzir plutônio para uso potencialmente militar.

Alguns cientistas indianos já se opuseram energicamente à idéia americana por considerarem que vai de encontro aos interesses estratégicos do país, uma posição que conta com o apoio do conselheiro científico do primeiro-ministro Manmohan Singh.

O subsecretário de Estado para Assuntos Exteriores, Anand Sharma, declarou nesta quinta-feira diante do Parlamento que a Índia procederia a separação de suas instalações nucleares de forma "voluntária" e que isso seria realizado em função dos "interesses nacionais". As negociações indo-americanas sobre o tema nuclear serão realizadas antes da iminente visita a Nova Delhi, prevista para a próxima quarta-feira, do presidente americano, George W. Bush.

Essa visita poderá dar lugar à conclusão do acordo sobre a cooperação nuclear civil entre Nova Delhi e Washington.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317297/visualizar/