Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 07:54
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


Líderes empresariais de Mato Grosso se reuniram nesta quarta-feira de manhã (22.02), com o secretário de Estado de Fazenda, Waldir Júlio Teis, e representantes do Centro Integrado de Atendimento ao Cliente (CIAC), para avaliar ações da Secretaria de Fazenda e dar sugestões de providências a serem implementadas na área financeira, de gestão e de receita pública. As reuniões serão realizadas uma vez por mês com o objetivo de estreitar ainda mais a relação entre Estado e contribuinte.

Na pauta, foram discutidos assuntos diversos, como concorrência desleal, sonegação de impostos, aumento da receita como forma de reduzir a carga tributária, glosa de ICMS com outros Estados, e implantação do Simples para micro e pequenas empresas, entre outros.

O secretário Waldir Teis destacou aos empresários que o Estado de Mato Grosso tem feito todos os esforços para a redução da carga tributária. “Travamos várias discussões no Confaz em defesa dos nossos contribuintes. Temos melhorado muito, principalmente com relação à concorrência desleal, mas temos muito ainda a melhorar”, disse.

Segundo Teis, o mais importante do diálogo é a parceria firmada entre o Estado e a sociedade. "Se governa um Estado bem quando se tem a sociedade como parceira. E esse é o lema do governo Blairo Maggi: contribuir para a construção de um Mato Grosso mais forte e justo”.

Para o presidente da Fecomércio, Pedro Nadaf, a reunião mensal é uma oportunidade de trazer assuntos para discutir com o secretário e o grupo. “As reuniões são importantes para falarmos sobre os segmentos”, emendou. O presidente do CDL, Roberto Carvalho de Almeida, afirmou que o comércio tem muito a contribuir com o Estado, no entanto, não se pode deixar de combater a informalidade.

A fiscalização da Secretaria de Fazenda foi parabenizada pelo grupo, por agir em todos os segmentos de forma a coibir a sonegação de impostos no Estado. “Nosso interesse é comum, ou seja, de um lado a redução de carga tributária e de outro a aplicação correta dos recursos”, opinou o presidente do Foremat, Célio Fernandes.

RESPOSTA – O secretário-Adjunto de Receita Pública da Sefaz, Marcel Souza de Cursi, disse na reunião que é preciso trazer outras partes interessadas para a discussão. “Existe a busca da Secretaria de Fazenda de neutralizar a questão da fraude. Infelizmente, ainda existe muita gente que tem o modelo mental de seguir ‘velhos trejeitos’. Isso deve ser mudado, pois é obrigação trabalhar na legalidade”, enfatizou.

Ele destacou que a Secretaria de Fazenda está fazendo um esforço muito grande para dar resposta à sociedade. “Estamos plantando as árvores e os resultados serão colhidos lá na frente. Esse modelo de diálogo já é um avanço”, conclui de Cursi.

Também participaram da reunião representantes da OAB, CRC-MT, FIEMT, FACMAT, Pacto por Mato Grosso, AMAD e Sefaz.





Fonte: Assessoria/Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317411/visualizar/