Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 07:50
Por: Cirlene Lopes/Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, e o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, apresentaram nesta quarta-feira (22/02) o programa de Desenvolvimento Regional do Estado – o MT Regional.

A finalidade do MT Regional é a organização de um programa único de Estado para o desenvolvimento local e regional com agregação de renda, trabalho, inovação e competitividade das cadeias produtivas. Associado a parceiros privados e públicos, Municípios, produtores rurais, agroindústrias, lideranças e comunidade em geral, a meta do programa é desenvolver ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável, conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.

O secretário Clóves Vettorato destacou que o MT Regional é um programa que busca estimular o desenvolvimento econômico e social, respeitando as aptidões de cada região. Ele reforça que o processo de organização tem que obedecer todas as etapas. “Procuramos atender à demanda com início, meio e fim”. Vettorato citou o exemplo de um pequeno produtor do consórcio de Alto Rio Paraguai que plantou um hectare de abacaxi, colheu e já vendeu a produção por 8 mil reais. Este mesmo produtor com a renda já plantou agora mais três hectares de abacaxi.

O MT Regional integra os três consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e social do Governo, já constituídos e em funcionamento desde o ano passado. São eles, Alto do Rio Paraguai, Vale do Rio Cuiabá e o consórcio da região Sul. Moradores de 40 municípios estão sendo beneficiados.

Em breve, mais 16 municípios do Vale do Araguaia devem aderir ao projeto que visa fomentar as cadeias produtivas e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nos dias três e quatro de março a equipe da Seder estará em Paranaíta (851 km ao norte de Cuiabá) e Aripuanã (1.002 km a noroeste de Cuiabá) para tratar da implantação do consórcio nas regiões. Vão ser os consórcios do Portal da Amazônia e Vale do Juruena.

De acordo com Neurilan Fraga, coordenador dos consórcios intermunicipais, o objetivo da apresentação do MT Regional, é trazer para o programa mais parceiros que integrem efetivamente às ações. “Nós queremos mostrar para eles este novo formato de organização e agregar forças”, afirmou o coordenador dos consórcios.

O programa será composto de um secretário executivo, que será um secretário de Estado, um gerente de programa, um agente de desenvolvimento regional que será o facilitador. Este cargo funcionará como o elo entre os consórcios e o Governo do Estado, deve agilizar as ações do MT Regional. Terá ainda a equipe de apoio e coordenadores de cadeia.

Participaram da reunião para implementação do MT Regional parceiros do Governo em vários projetos e representantes de entidades como a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Banco do Brasil, Famato, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de ministérios como o de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A secretária de Ciência e Tecnologia(Secitec), Ilma Grisoste, o presidente da Empaer, Aréssio Paquer, e o presidente da MT-Fomento, Éder Moraes, também acompanharam a apresentação.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317414/visualizar/